plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COVID-19

Belém começa aplicar a terceira dose em adolescentes 

A vacina utilizada nos postos será a Coronavac, por isso os jovens imunocomprometidos devem aguardar a chegada de doses da Pfizer

Imagem ilustrativa da notícia Belém começa aplicar a terceira dose em adolescentes  camera Prefeitura de Belém tem meta de aplicar o reforço em cerca de 141 mil adolescentes | Wagner Santana / Diário do Pará

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), começa a aplicar, a partir desta terça-feira, 31, a dose de reforço da vacina contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, prevista em nota técnica divulgada na última sexta-feira, 27.

Em Belém, será usada a vacina Coronavac, devido à indisponibilidade da Pfizer no município. Os dois imunizantes estão autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária. No caso de adolescentes imunocomprometidos na faixa etária de 12 a 17 anos, somente a vacina Pfizer deve ser usada para reforço.

Gripe, covid-19 e sarampo: veja onde se vacinar em Belém

Covid: veja quem já pode tomar 4ª dose da vacina em Belém

A dose de reforço (tanto a terceira quanto a quarta) deve ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal primário. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. A meta é aplicar o reforço em mais de 141 mil adolescentes em Belém.

Até então, a dose de reforço era recomendada para a população acima de 18 anos, quatro meses após a aplicação da segunda dose. O Ministério da Saúde também orienta a população acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a tomarem a segunda dose de reforço, quatro meses após a primeira.

CENÁRIO

Na nota técnica emitida na última sexta-feira pelo Ministério da Saúde, a pasta considerou que o cenário epidemiológico ainda é incerto e que as evidências científicas demonstram a “redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante Ômicron” no grupo de 12 a 17 anos.

O documento foi assinado pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, e pelo diretor do programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid, Danilo de Souza Vasconcelos.

DOCUMENTOS

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica, que comprove a condição. Já os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores que estão aptos a vacinar precisam apresentar carteira profissional, crachá ou outro documento comprobatório do exercício da atividade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias