Desastres ambientais podem acontecer em várias partes do mundo e o Pará não está imune a acidentes que possam impactar o meio ambiente local. Deslizamentos em áreas de barragens, embora não seja rotineiros podem ocorrer na Amazônia.
Um acidente chamou atenção nos últimos dias, onde uma enorme mancha se formou no rio Mapuera, em Oriximiná, oeste do Pará. A investigação envolvendo autoridades conclui que se trata de um deslizamento de terra, segundo informações do Ministério Público Federal (MPF).
Um sobrevoo foi realizado na última segunda-feira (30). A avalanche de lama que mudou a cor das água se seguiu por grande extensão na região e atingiu o Trombetas, principal rio do local. Em razão do incidente, comunidades estão com dificuldades de alimento e consumo de água potável.
Os estudos foram feitos por indígenas e técnicos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) depois do acidente ocorrer no último domingo (29).
Bolso Cheio! Aposentados recebem 2ª parcela.
Estudos feitos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostram que a área do deslizamento equivale a oito campos de futebol. O local atingido está interditado, o que afeta a saúde e alimentação de indígenas, quilombolas e ribeirinhos da área.
Uma reunião entre as autoridades será feita nesta quarta-feira (1º), onde serão discutidas providências em torno da área e formas de ajudar a comunidade local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar