Um dos pontos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de Belém no último final de semana, a Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, ficou movimentada na manhã de sábado (11). O posto fixo, que também funcionou no sistema de drive-thru, disponibilizou vacinas contra a Covid-19, a gripe e o sarampo.
Assim que soube do funcionamento da campanha de vacinação no final de semana, a aposentada Edna Souza, 80 anos, fez questão de se dirigir ao posto para garantir a quarta dose da vacina contra a Covid-19, mas não foi sozinha. Toda a família seguiu o mesmo exemplo. “Eu estava ansiosa para tomar esse reforço, mas ainda não tava no período. Quando liberou, eu vi pela televisão que ia ter a vacinação e resolvi vir logo para ficar mais tranquila”.
Acompanhando a matriarca da família, a nora e o neto também aproveitaram para garantir a quarta dose. A dona de casa Denise Mota, 57 anos, já se enquadra dentro da faixa etária liberada para a segunda dose de reforço e o filho dela, o técnico em informática Luiz Felipe Mota Dias, de 25 anos, também já pode tomar a quarta dose por se enquadrar nos requisitos de saúde estabelecidos pela Prefeitura para o recebimento da segunda dose de reforço. “É bom que toda a família já está com a quarta dose garantida agora. Com certeza a gente fica mais tranquilo”, considerou Denise.
No caso do autônomo Waldemir dos Santos, 66 anos, a procura pelo ponto de vacinação no sábado foi para garantir a terceira dose. Já no local, ele aproveitou para também receber a vacina contra a gripe. “Já estava passando do prazo para tomar essa terceira dose, então, eu resolvi vir no sábado logo e ainda garanti a da gripe que é para ficar mais tranquilo”, considerou, ao planejar o retorno para a quarta dose da Covid-19. “A próxima agora é só em outubro porque são quatro meses de intervalo para tomar a quarta”.
A auxiliar administrativa Waldilene Silva, 48 anos, já garantiu a quarta dose da vacina contra a Covid. Sem precisar aguardar muito tempo na fila, ela rapidamente pode receber a vacina e seguir com os compromissos do sábado. “A gente fica mais tranquilo com a proteção completa”.
PARA ENTENDER
Quarta dose
Até o último domingo (12), a quarta dose da vacina contra a Covid-19 estava disponível para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, mediante apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão; além das pessoas que tenham 40 anos ou mais, dos trabalhadores de saúde, das gestantes e das puérperas e dos trabalhadores da educação do ensino básico e superior. A dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar