plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ATO DE SOLIDARIEDADE

Hemopa celebra Dia Mundial do Doador de Sangue

Data homenageia voluntários e busca conscientizar população sobre a importância de doar sangue. Segundo estatísticas, uma única pessoa pode salvar até quatro vidas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hemopa celebra Dia Mundial do Doador de Sangue camera Exemplo: o pintor José Maria da Silva é doador de sangue há 44 anos. | (Foto: Reprodução RBATV)

Além de ser 100% seguro, doar sangue é um ato bastante simples para quem dá, mas de uma generosidade com benefícios imediatos e imensos para muitos pacientes. Estima-se que um único doador pode salvar até quatro vidas, além de ajudar a melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas necessitadas.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 14 de junho de cada ano como o Dia Mundial do Doador de Sangue, como forma de agradecer aos doadores voluntários e conscientizar a população em geral sobre a necessidade de fazer doações regulares para garantir a qualidade, segurança e disponibilidade do sangue e seus produtos derivados.

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, patologista e biólogo austríaco que descobriu os grupos sanguíneos ABO e ganhou o prêmio Prêmio Nobel de Medicina em 1930. O lema do Dia Mundial do Doador de Sangue 2022 é: "Doar sangue é um ato de solidariedade. Junte-se ao esforço e salve vidas".

O Dr. Paulo Bezerra, presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará ( Hemopa), aproveitou a data para agradecer aos doadores de sangue cadastrados no Hemopa e também para convidar mais pessoas a praticarem esse ato de solidariedade.

"Hoje (14) estamos comemorando o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma homenagem aos nossos doadores, a quem somos muito gratos. A Fundação Hemopa, ao longo de todos esses anos, já atingiu a marca de 1 milhão de doadores. Agora, esperamos pelo próximo 1 milhão", comentou.

Apesar disso, no Brasil, os serviços de sangue enfrentam uma luta quase que diária para fornecer sangue suficiente e garantir sua qualidade e segurança. Segundo a OMS, seria necessário que de 1,5% a 3% da população elegível para doar o fizesse com regulatidade para garantir um suprimento de . Atualmente, no país, esse número não ultrapassa 1,8%, uma das mais baixas taxas de adesão na América Latina.

A baixa doação voluntária mantém os bancos de sangue permanentemente em crise, limitando seu nível de resposta a transfusões emergenciais que exigem imediatismo.

Ato de amor

Para o pintor José Maria da Silva, a doação de sangue é um habito mantido com regularidade há pelo menos 44 anos. Ele conta que tinha apenas 17 anos quando esteve pela primeira vez em um hemocentro.

"Na verdade, foi a necessidade de um vizinho que nasceu com leucemia e o pais precisavam de doares para repor o estoque a cada dois meses. Por isso, o pai dele me convidou para que eu pudesse ajudar. E desde então a gente continuou. Hoje tenho 44 anos de doação. No mínimo, eu venho aqui quatro vezes no ano", revelou.

Para o peixeiro Aloizio Júnior, 26, doar sangue é um ato de amor ao próximo.
📷 Para o peixeiro Aloizio Júnior, 26, doar sangue é um ato de amor ao próximo. |(Foto: Reprodução RBATV)

O peixeiro Aluízio Júnior, de 26 anos, também compareceu ao Hemopa na manhã desta terça-feira(14). Ele decidiu fazer a doação após uma campanha de mobilização na empresa onde trabalha. O jovem aproveitou a oportunidade para exortar a população paraense que cumpre os requisitos para fazer esse “ato de amor” e "pensar no próximo".

"Eu acredito que é muito importante que as pessoas, assim como eu, também se sensibilizem com a questão da doação, pois querendo ou não, é uma coisa que pode fazer total diferença na nossa vida. Ser doador não é simplesmente você vir aqui, mas é você ter empatia e se colocar no lugar do próximo. Doação é um ato de amor, é pensar na vida, é pensar no próximo", concluiu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias