Quando chegou ao Pará, em 1983, Aurélio Melo, hoje aposentado, nunca imaginou que, um dia, iria viver diante de um paraíso natural que hoje é motivo de orgulho para os moradores de São João da Ponta, no nordeste paraense. Servidor público, natural de Alagoas, veio transferido de João Pessoa (PB) para Belém. Foi recebido e acolhido por paraenses que fizeram questão de lhe apresentar as maravilhas e belezas naturais paraenses.
Comprou um terreno em São João da Ponta onde passava um igarapé. “Era o riacho ‘Lava pés’ porque o nível da água cobria somente os pés mesmo”, lembrou. Com uma visão empreendedora, pensou em construir tanques para criar peixes.
Para a empreitada encomendou um estudo para ver o que poderia fazer sem causar danos ao meio ambiente e aproveitando os recursos naturais. Acabou não levando adiante o projeto de piscicultura, mas conseguiu construir um lago natural que aproveita a água do igarapé e que hoje representa um dos principais atrativos da região, que hoje é intitulado Balneário Rainha das Águas.
O parque fica na comunidade de Vila Nova, distante 92 quilômetros de Belém. Tem a característica de receber apenas famílias e com número limitado de visitantes. “A ideia é fazer com que as pessoas desfrutem de um ambiente tranquilo, sem tumultos e confusões. Um lugar onde todos possam apreciar as belezas que tanto me encantaram”, disse Aurélio.
Hoje, além do lago natural, o parque também tem uma piscina adaptada que recebe também a correnteza do igarapé. A vegetação no entorno é preservada. Um paraíso ainda pouco conhecido da grande massa.
BALNEÁRIO Rainha das Águas
Como chegar
l Comunidade Vila Nova, em São João da Ponta.
Valores
l Entrada: a partir de 5 reais.
O que fazer
l Banho de piscina natural
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar