plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Problemas simples no dia a dia podem indicar baixa imunidade

Desde unhas quebradiças até uma gripe prolongada, o tratamento pode estar em hábitos saudáveis

Imagem ilustrativa da notícia Problemas simples no dia a dia podem indicar baixa imunidade camera Foto: Reprodução

A imunidade é a capacidade do nosso corpo em reagir a doenças e infecções. Logo, quando o nosso sistema imunológico está comprometido, temos a baixa imunidade, que pode se apresentar de várias formas, representando um risco por estar ligada tanto a fatores habituais como genéticos.

+ Transplante renal incomum evita hemodiálise em paciente

+ Varíola dos Macacos infecta mais homens gays

“O problema é que quando você está com um quadro de baixa imunidade, você está mais propenso a adoecer de doenças que se você estivesse com a imunidade preservada, não iria. Então o resfriado, a gripe ou até mesmo o cansaço e o estresse diário, podem fazer você apresentar suscetibilidade a doenças que você não teria”, explica a médica do Sistema Hapvida, Ivone Rodrigues.

Ivone Rodrigues explica que a baixa imunidade é a porta de entrada para várias doenças
📷 Ivone Rodrigues explica que a baixa imunidade é a porta de entrada para várias doenças |Foto: Divulgação

Há alguns sintomas que podem ser percebidos no dia a dia e trazem um alerta quanto a imunidade prejudicada: febre, calafrio frequente, náuseas, vômitos, diarreias (causadas por quadros infecciosos), unhas quebradiças, queda de cabelo excessiva e até ter infecções urinárias recorrentes.

Mas não são apenas estes sinais que devemos ficar atentos. Doenças simples e que se tornam graves são um aviso de que nossa barreira de proteção está comprometida. Uma gripe que perdura semanas ao invés de dias, otite frequente e até o aparecimento da herpes genital, labial, estomatite ou amigdalite, pois estas se manifestam apenas quando a imunidade está baixa.

ALIMENTAÇÃO

Logo, o que pode causar baixa imunidade está diretamente ligado à falta de bons hábitos. “Não beber água frequentemente, não fazer exercícios físicos, não ter boas noites de sono. Todos estas condições associadas, por exemplo, a um estresse intenso, o uso de drogas ou álcool e uma alimentação não adequada com vitaminas e proteínas, pode gerar baixa imunidade”, esclarece, Ivone Rodrigues, elucidando que “beber muita água, ter uma boa alimentação, ter bons hábitos de higiene, praticar atividades físicas constante, independente se o objetivo é a perda de peso ou não” são medidas importantes pois geram endorfinas, serotoninas e melhoram a produção de glóbulos brancos, que ajudam no combate de todas as doenças de maneira global.

Leia também:

Jader Barbalho pede apuração sobre recurso do Fundo Amazônia

Como um primeiro passo para conseguir ter a imunidade alta, podemos começar pela alimentação. De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, uma alimentação adequada e saudável precisa ser balanceada, deve priorizar os alimentos in natura e minimamente processados. Para tratar a baixa imunidade é necessário que o médico saiba especificamente qual é a causa, para então iniciar um tratamento adequado. Esse prognóstico está ligado a hábitos e fatores genéticos. Displasias, neuro deficiências e alterações de anticorpos, que são hereditárias, que podem sim causar baixa imunidade.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias