Se existe paraíso perfeito na terra, é a ilha de Maiandeua (em tupi, “mãe da terra”), no município de Maracanã, nordeste paraense. O lugar parece mesmo ser encantado e dono de uma magia que contagia os visitantes. Formada pelas vilas de Algodoal, Fortalezinha, Mocooca e Camboinha, a ilha possui diversas praias, sendo duas delas as mais procuradas até por turistas internacionais, que são as praias da Princesa (Algodoal) e Mupéua (Fortalezinha).
A atmosfera por lá é totalmente diferente de tudo o que se conhece. Permite, de fato, que as pessoas se desconectem da rotina conturbada da cidade, dos problemas e recarreguem as energias com a brisa do mar e o caminhar pelas extensas faixas de areia branca das praias.
Por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental, há algumas limitações de infraestrutura e logística. Um fato sobre isso é não poder ter veículos automotores na ilha. Apenas a Polícia Militar e a equipe da concessionária de energia têm permissão para usar quadriciclos para se locomover pelas ruas dos vilarejos por serem de serviço essencial.
Os demais, sejam nativos ou turistas, podem usar as charretes como meio de transporte – o que dá um certo charme para o lugar.
Atualmente, além das rodas de carimbó, reggae e praias, o turismo de aventura passou a ser mais procurado na ilha de Maiandeua. Os caminhos entre as comunidades foram trilhas que revelam uma biodiversidade preservada que torna o lugar ainda mais mágico. Isto sem falar do passeio de barco entre Algodoal e Fortalezinha, que vem tendo cada vez mais procura. Essa travessia permite ainda uma contemplação de guarás e outras aves que habitam a região.
Outra trilha interessante é a do canal do Furo Velho que leva até o Lago da Princesa, percorrendo mangue.
Há dois caminhos para se chegar à ilha de Maiandeua. Um deles é pelo distrito de Marudá, em Marapanim, de onde partem barcos que levam para a Algodoal. Na ilha, os barcos atracam no trapiche da praia do Mamede. O valor da passagem para atravessar custa R$ 15 por pessoa.
O outro caminho, que também depende de travessia de embarcação, é pelo distrito de 40 do Mocooca, em Maracanã.
Ilha de Maiandeua
Onde fica
l Maracanã
Como chegar
l De barco, partindo dos trapiches de Marudá e 40 do Mocoóca
O que fazer
l Praias de Algodoal e Fortalezinha
l Carimbó e reggae
l Trilhas
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar