Uma excelente notícia para os moradores, comerciantes e frequentadores das praias e restaurantes da Ilha do Outeiro, em Belém. Após cinco meses de reforma na ponte que liga o distrito ao continente, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) liberou o tráfego de veículos de passeio (com até dois eixos) no local, neste sábado (9).

A autorização foi dada após a realização de um teste de carga, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica. O procedimento técnico que confirmou a segurança da estrutura consistiu na passagem simultânea de 15 veículos, do tipo picape, pela pista de rolamento para aferição pelo extensômetro, equipamento que monitora 24 horas a movimentação na ponte.

LEIA TAMBÉM:

Saída de Belém tem trânsito intenso neste sábado (9); veja!

Marajó: jovem acusado de furto se joga de navio e desaparece

De acordo com a Setran, poderão trafegar pela ponte 15 veículos de dois eixos, por vez, no sistema "siga e pare". A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) ficarão responsáveis por ordenar o trânsito, nos dois sentidos (Icoaraci e Outeiro).

"É uma forma encontrada para garantir o tráfego de veículos de passeio no acesso à Ilha de Outeiro, local que depende do turismo, e assim possa receber veranistas no mês de julho", destacou Adler Silveira, secretário de Estado de Transportes.

A estrutura recebeu o reforço de 104 quatro cabos de aço (cordoalhas) que foram instalados para garantir a protensão das longarinas da ponte, aumentando a capacidade em 20%, o que representa força suficiente para garantir o tráfego de veículos, controlado e emergencial. O que garantiu a liberação do tráfego. Mais 104 cordoalhas estão sendo instaladas.

Sustentação

Está sendo finalizada a construção do pilar a montante do mastro, utilizando concreto no primeiro nível, medindo 2,2 metros de altura, que corresponde a um terço da altura total do bloco. A jusante foi concluída a cravação das nove camisas das estacas, na profundidade média de 40 metros. Os blocos de sustentação vão garantir a construção do mastro, que deve atingir 50 metros de altura, e será ancorado por 10 estais (cabos de aço), de cada lado.

"Estamos com as obras aceleradas, e com a conclusão dos dois blocos iniciaremos a fase de construção das travessas que formam o pilar central. Essa é a fase mais ágil da obra", informou o secretário, lembrando ainda que a ponte também receberá reforço nos demais pilares remanescentes e pintura em toda a estrutura, além de passarela para pedestres e ciclistas revitalizadas.

A ponte do Outeiro está interditada para veículos de quatro eixos desde janeiro deste ano, quando o apoio lateral ruiu após o impacto de uma embarcação. Atualmente, o fluxo também está liberado para motociclistas, ciclistas e pedestres.

O traslado de veículos de quatro eixos entre a parte do continente, distrito de Icoaraci, e Outeiro, inclusive o transporte coletivo de passageiros e de cargas, é realizado em balsas, lanchas rápidas e por um barco.

VEJA O VÍDEO:

MAIS ACESSADAS