plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
FISCALIZAÇÃO

Operação impede venda de linhas cortantes em praias

A fiscalização é para cumprir a lei e evitar que acidentes aconteçam, como o da pequena Yasmim que teve o pescoço cortado e morreu.

Imagem ilustrativa da notícia Operação impede venda de linhas cortantes em praias camera ( Reprodução )

No último dia 7 de julho, uma menina de apenas 5 anos de idade morreu ao ter o pescoço cortado por uma linha com cerol usada para empinar pipas e papagaios. O caso foi em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém e gerou grande comoção social.

No Pará, a Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse, fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha chilena e similares, independentemente da aplicação de cerol. O descumprimento acarreta ao infrator, quando pessoa física, o pagamento de multa no valor de R$ 50,00. Se for menor, os pais ou responsáveis responderão pelo ato.

Operação impede venda de linhas cortantes em praias
📷 |( Reprodução )

Neste fim de semana, agentes do sistema de Segurança Pública montaram uma operação para fiscalizar o uso e venda de pipas com linhas cortantes segue sendo alvo de uma intensa fiscalização nas praias do Atalaia, em Salinópolis, e na Grande e do Amor, localizadas no Distrito de Outeiro, na Grande Belém.

Demorou: "Sal" 2022 tem o 1° carro atolado na praia. Veja

"Os órgãos de segurança continuarão intensificando as fiscalizações relacionadas às linhas cortantes dentro da Operação Verão, visando evitar danos, inclusive mortes. Portanto, estamos garantindo ações integradas com órgãos municipais para trabalhar essa orientação a todos, principalmente aos que estão nos balneários, para que todos tenham um lazer seguro e sem ocorrências e acidentes com esse tipo de material. Reiteramos que não é proibido o uso de pipas, o que não se pode é usar linhas cortantes que se torna prejudicial a todos", enfatizou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

No distrito de Outeiro, em Belém, agentes de segurança pública atuam em duas frentes, nas praias Grande e do Amor, onde ainda durante a manhã de sábado, foram apreendidas linhas e foi feita a orientação para usuários e ambulantes que trabalham com o material, com o objetivo de garantir a conscientização tanto de usuários que em sua maioria são crianças, como de comerciantes.

Operação impede venda de linhas cortantes em praias
📷 |( Reprodução )

Para o vendedor de pipas Alex Santos, o trabalho dos órgãos de segurança é para o bem de todos. "A orientação é importante e faz um bem para todos porque sabemos os riscos de acidentes com as linhas enceradas. Assim vai evitar qualquer acidente tanto para as crianças quanto adultos. Agora só estou vendendo linhas brancas, pra evitar qualquer acidente", disse.

Vítima de estupro de anestesista presta depoimento à polícia

Segundo o estudante Ednaldo Junior, que aproveitava a manhã de sol para empinar pipa em Outeiro, o conhecimento de não utilizar as linhas enceradas é essencial para todos que gostam da prática nesse período. "Uma vez estava de moto com meu pai e quase fui vítima de um ferimento com linha encerada, mas felizmente conseguimos parar a tempo. Então, hoje, vejo a importância de não usar o cerol, e sim a linha branca. Temos lazer e proteção ao mesmo tempo", disse o estudante.

Em Salinópolis, já foi possível observar o uso de linhas brancas, não cortantes, pelas crianças e adultos que soltavam pipas na faixa de areia. Durante a fiscalização foi realizado o trabalho preventivo e todos os ambulantes estavam apenas com linhas brancas, apenas alguns frequentadores ainda utilizavam a linha chilena, a qual foi recolhida e os mesmos orientados.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias