Ontem (18), crianças de 3 a 5 anos começaram a ser vacinadas contra a covid-19 em Belém. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), mais de 30 mil crianças estão aptas a receber a primeira dose na capital. A iniciativa seguiu a recomendação do uso emergencial da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a liberação feita pelo Ministério da Saúde na última sexta (15). A vacina da Coronavac foi utilizada para a imunização da faixa etária.

A vacinação da faixa etária está disponível em 52 Unidades Básicas de Saúde e nos hospitais Naval, da Aeronáutica e do Exército, no horário de 8h às 17h. De acordo com Adriano Furtado, diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, a vacinação de crianças é a base do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Belém receberá R$ 33 milhões para transporte

A chegada da vacina contra covid-19 para o público de 3 a 5 anos significa uma segurança maior à saúde pública. “A chegada da possibilidade de vacinar crianças contra covid é muito importante. Nos últimos meses algumas mortes foram relatadas no mundo e no Brasil relacionadas a esse público, muito provavelmente por não ter essa vacina. Belém não foge dessa realidade. A gente tem um índice baixo desse público, mas ainda ocorre crianças com covid e casos graves. Tivemos internação em UTI, mais recentemente, de criança que não está nem coberta pelo Plano [de Vacinação]. A gente tendo a possibilidade de ter essa vacina, ao menos dificulta a mortalidade do público infantil”, afirma.

PROCURA

A procura pela vacinação das crianças da nova faixa etária ainda era pequena durante a manhã de ontem, na UBS do Portal da Amazônia. Para alguns, a longa espera pela vacinação infantil tinha terminado. Há tempos Jhully Ferraz, 37 anos, esperava pela imunização da filha, de 4 anos. Como Kayla era a única que ainda não estava protegida contra a covid-19, a mãe já estava atenta à possibilidade. “Eu estava com muita expectativa porque ela era a única de casa que não tinha tomado vacina contra essa doença. Quando apareceu nas redes sociais desde sexta-feira que hoje seria o primeiro dia de vacina para essa faixa etária, eu não contei história e nem esperei passar dias, vim logo no primeiro dia”, contou.

Logo no primeiro dia, Francilene Miranda, de 25 anos, aproveitou para garantir a imunização da filha. Ágata, de 4 anos. “Eu trouxe logo porque a gente tá vendo que estamos em período de férias e estão aumentando os casos da covid. Lá em casa todo mundo se vacinou, faltava só ela e a minha outra filha que ainda não foi contemplada pela vacina. A gente não tem que ter medo da vacina, mas medo de pegar. Esse momento já era bastante esperado pela nossa família. Agora ela já tá protegida”, disse Francilene.

Falta remédio em mais de 80% dos municípios no País

Sesma informa que possui estoques de vacinas

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que está abastecida de vacinas para Covid-19 e de insumos para aplicação dos imunizantes. A Secretaria informou que dispõe de estoques de Coronavac (177.550 doses), Pfizer adulto (4.200), Janssen (94.820) e Pfizer pediátrica (1000).

“Todas as unidades com sala de vacinação estão abastecidas, assim como os hospitais militares (Naval, Aeronáutica e Exército) e os dois pontos de vacinação localizados nos shopping centers Pátio Belém e Parque Shopping”, disse em nota. A Sesma também informa que as Notas Técnicas específicas que contêm as informações necessárias para o início das ações de imunização são repassadas previamente aos gerentes das unidades e aos funcionários da rede municipal de saúde, por meio de aplicativo de mensagem, a fim de agilizar o acesso à informação.

“Desta forma, qualquer informação repassada para a população que difere das notas oficiais emitidas pela Sesma é de responsabilidade da gerência das Unidades de Saúde, sendo passível de averiguação pontual por esta Secretaria”, completou.

Onde se vacinar em Belém

crianças de 3 a 5 anos

l Locais: Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Horário: 8h às 17h

Vacina: Coronavac (Butantan)

Outros públicos

Segunda, 18, a sexta-feira, 22:

8h às 17h

Rede municipal (UBS)

Hospital Naval de Belém (Rua do Arsenal, 200, Cidade Velha)

Hospital de Aeronáutica (Avenida Almirante Barroso, 3.492, Sousa)

Hospital do Exército (Travessa Marquês de Pombal, 850, Umarizal)

9h às 19h

Shopping Pátio Belém (Travessa Padre Eutíquio, 1.078, Batista Campos)

Parque Shopping (Avenida Augusto Montenegro, 4.300, Parque Verde)

Influenza

Desde o último dia 26 de junho, a vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas, a partir dos seis meses de vida. Quem faz parte do público-alvo da campanha e ainda não se imunizou também deve se vacinar.

Sarampo

Contra o sarampo devem ser vacinadas todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores de saúde.

MAIS ACESSADAS