plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VACINAÇÃO NA CAPITAL

Belém amplia 4ª dose contra Covid-19 para maiores de 30 anos

A partir da próxima segunda-feira (25), as pessoas com idade acima dos 30 anos poderão receber o reforço vacinal.

Imagem ilustrativa da notícia Belém amplia 4ª dose contra Covid-19 para maiores de 30 anos camera A vacinação contra a Covid-19 será ampliada em Belém. | Arquivo/Agência Belém

Belém ampliará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19. Com isso, pessoas maiores de 30 anos poderão tomar o imunizante. A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (25), e é válida para as pessoas que tomaram a terceira dose há pelo menos quatro meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), o estoque de imunizantes é suficiente para atender a essa nova demanda e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e salas de imunização da rede de parceiros já estão abastecidas com as vacinas disponíveis na capital.

LEIA TAMBÉM:

Covid-19: crianças de 3 a 5 anos começam a ser vacinadas

Falta remédio em mais de 80% dos municípios no País

São elas: Coronavac, indicada para crianças acima dos 3 anos de idade, adolescentes, adultos e idosos (exceto Imunodeprimidos, com idade entre 12 a 17 anos); Pfizer pediátrica, autorizada para crianças de 5 a 11 anos; Pfizer adulto, disponível para pessoas a partir de 12 anos; Astrazeneca, aplicável em pessoas com 18 anos e mais (exceto gestantes e puérperas), além da Janssen, que é administrada como reforço em pessoas com 18 anos e mais (excetuando grávidas e puérperas).

No momento da vacinação, continua sendo obrigatória a apresentação do RG, CPF ou cartão SUS. No caso das doses de reforço, também é necessário o cartão de vacinação comprovando as doses recebidas anteriormente. Há ainda os casos em que é preciso apresentar documento comprobatório da profissão, comprovante de imunossupressão (laudo, atestado ou outro) e da gravidez (ou puerpério).

É importante ficar atento aos horários de atendimento, que de segunda a sexta-feira vai das 8 horas às 17 horas, nas UBS, e das 9 horas às 19 horas, nos três hospitais das Forças Armadas (Aeronáutica, Naval e do Exército) e nos shopping centers Pátio Belém e Parque. A vacinação segue suspensa nos finais de semana de julho.

Critérios para a vacinação

Em Belém, a primeira dose está disponível para todos a partir de 3 anos de idade desde a última segunda-feira (18), exclusivamente nas UBS. A estimativa é de atender 30 mil crianças.

A segunda dose da vacina contra a covid está disponível para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade. O primeiro reforço (terceira dose) pode ser aplicado em todos a partir de 12 anos, que foram vacinados com a segunda dose há, pelo menos, quatro meses.

A exceção é no caso dos imunocomprometidos com idade entre 12 anos a 17 anos, que podem usar o intervalo de oito semanas após a segunda dose. Para este grupo a indicação é exclusivamente a vacina Pfizer. As pessoas com este perfil devem apresentar cópia do laudo ou atestado ou receita médica que comprove alto grau de imunossupressão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias