plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ORIENTAÇÃO

Saiba o que fazer se for atacado por um escorpião

Recentemente uma idosa foi parar na UTI após ser picada por um escorpião que estava nas hotaliças que comprou num supermercado

Imagem ilustrativa da notícia Saiba o que fazer se for atacado por um escorpião camera Em Belém, o soro antiescorpiônico está disponível nas UPAs e PSMs | ( Reprodução )

Acidentes com escorpião vêm ocorrendo com maior frequência em grandes cidades na região amazônica. Entre os fatores que contribuem para essas ocorrências estão o processo de urbanização desorganizado e a produção maior de lixo e seu acúmulo dentro e fora das casas, formando pequenos entulhos que acabam atraindo tanto estes animais, como suas presas, a exemplo das baratas e outros insetos.

Motoboy tem o pescoço cortado por linha com cerol em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), orienta a população sobre como proceder em caso de picada de escorpião. Quando uma vítima é acometida por esse agravo, ela deve receber atenção imediata, seja na rede privada, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois podem ocorrer complicações decorrentes da ação do veneno, que vão desde alterações locais até manifestações sistêmicas.

Em Belém,  o soro antiescorpiônico está disponível nas UPAs e PSMs
📷 Em Belém, o soro antiescorpiônico está disponível nas UPAs e PSMs |( Reprodução )

Cada município é abastecido com os imunobiológicos específicos – soros e vacinas, por exemplo –, de acordo com a demanda encaminhada diretamente via Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) pelas respectivas secretarias de Saúde. No caso de Belém, os soros podem ser encontrados e disponibilizados para o abastecimento público ou privado.

Na rede municipal de saúde, o soro antiescorpiônico está disponível nos hospitais de Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, no Umarizal, e Humberto Maradei, no Guamá, além do Hospital Geral de Mosqueiro e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A distribuição do imunobiológico é feita mediante solicitação à Coordenação de Imunização da Sesma, pelo e-mail imunizaçã[email protected].

URGÊNCIA

O médico veterinário Cláudio Guimarães, técnico responsável pelo Programa de Controle de Animais Peçonhentos e Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), explica que o soro é requisitado quando há necessidade, visto que, dependendo da gravidade do caso, a administração dele é indicada ou descartada. Qualquer instituição de saúde da rede privada que receber paciente com picada de escorpião pode solicitar o soro à Sesma.

“Baita detalhe”, diz Gkay sobre pênis do ator Rômulo Neto

“Dessa forma, recomenda-se que, em caso de acidente com qualquer tipo de animal peçonhento, a vítima seja encaminhada para pronto atendimento, seja na rede pública ou privada, para que o médico identifique o tipo de acidente e classifique a gravidade do mesmo, a fim de instituir o melhor tratamento para o caso”, diz o especialista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias