O mês de julho é o mais procurado, devido as férias escolares, por veranistas que querem aproveitar momentos de lazer e descanso nos balneários do Pará. O número de veículos que deixam a capital paraense, principalmente nos finais de semana, cresce e, com isso, também pode aumentar as infrações e acidentes.
O balanço do penúltimo fim de semana da Operação Verão, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), mostra queda de 20% no índice de pessoas dirigindo sob a influência de álcool nas rodovias estaduais. Nas duas primeiras semanas do mês, o Detran registrou 602 autuações por alcoolemia no mês de julho. Já nas duas semanas posteriores, as autuações por alcoolemia somam apenas 120 nos municípios onde o órgão está presente este mês.
Neste final de semana, o fluxo de veículos saindo da capital em direção ao interior foi de cerca de 110 mil, 10% maior do que no interior. Salinópolis teve aumento de 13% no fluxo e Mosqueiro, cerca de 6%. Apesar do aumento de veículos nas estradas estaduais, a quantidade de infrações reduziu em torno de 70%.
Leia também:
Motorista tenta ultrapassar e provoca acidente em Castanhal
Pará: 8 acidentes e duas mortes foram registradas pela PRF
Volta para Belém: ônibus pega fogo e deixa a BR-316 lenta
Ao todo, o Detran registrou 6.519 autuações desde o início da operação. Conduzir o veículo sem estar licenciado, conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem capacete e dirigir sob a influência de álcool continuam sendo as infrações mais recorrentes nas rodovias fiscalizadas pelo Detran. Essas infrações registraram até o momento 1.036, 863 e 720 autuações, respectivamente.
“Até agora não houve registro de acidentes graves nas nossas estradas e percebemos um respeito cada vez maior na questão da alcoolemia, o que é positivo. Por outro lado, tivemos um acréscimo na quantidade de veículos sem licenciamento e motoristas sem habilitação, portanto, solicitamos aos condutores que observem a documentação antes de pegar a estrada justamente para não ter problemas com a fiscalização”, considera o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar