plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GRATUITO

Sespa lança novo site para cadastro de cirurgia bariátrica

O Programa Estadual de Cirurgias Bariátricas já realizou mais de 500 procedimentos.

Imagem ilustrativa da notícia Sespa lança novo site para cadastro de cirurgia bariátrica camera Candidatos à cirurgia bariátrica têm acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde. | Bruno Cecim /Agência Pará

“Eu sempre fui gorda, já havia tentado de tudo para emagrecer e nunca consegui. Vi no programa estadual de cirurgias bariátricas a minha chance de mudança. Além de perder 64kg, melhorei meu condicionamento físico e agora tenho qualidade de vida. Ter o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, antes e depois da cirurgia, foi fundamental pra mim. Fui preparada para a grande mudança do corpo e da mente. Foi a salvação da minha vida”, relata Thaíse Paiva.

Ela é uma entre os 514 pacientes que já realizaram cirurgia bariátrica desde o início do programa, no final de 2020, até o dia 15 de julho. E para facilitar o acesso do público ao serviço, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) lançou, na última sexta-feira (22), o novo site para cadastro ao programa estadual de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é tornar ainda mais fácil o acesso dos pacientes ao tratamento realizado gratuitamente.

LEIA TAMBÉM:

Varíola dos macacos no Brasil é preocupante, alerta OMS

Vacinação para pessoas acima de 30 anos segue em Belém

A página na web possibilita centralizar informações sobre o paciente e responder a perguntas e dúvidas frequentes sobre o procedimento, além de contar com um guia do serviço. Para ter acesso ao serviço, basta que o interessado preencha os dados solicitados no site do Cadastro para Cirurgias Bariátricas. Mais de 7 mil consultas de avaliação inicial para o processo já foram realizadas.

Para poder agendar sua primeira consulta, o paciente precisa forncer as informações necessárias para calcular seu IMC (Índice de Massa Corpórea). De acordo com o resultado obtido, um formulário específico será disponibilizado para preenchimento de dados cadastrais (documentos pessoais, endereço e telefone), que serão analisados, para posterior contato para agendamento.

“O programa é voltado para a cirurgia bariátrica e o tratamento da obesidade tem tido muito êxito ao levar mais saúde à população. Os pacientes resgatam sua autoestima, melhoram da diabetes, da pressão alta, deixam de utilizar remédios de uso contínuo, vivem com mais saúde e mais qualidade de vida”, ressalta o cirurgião responsável pelo programa, Carlos Armando Santos.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados de forma gratuita, com a participação de uma equipe multidisciplinar que conta com diversos especialistas, como cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, psicólogos, nutricionistas, cardiologistas, anestesistas e outros profissionais envolvidos no acompanhamento do paciente antes e após o procedimento cirúrgico, sendo que o Hospital Jean Bitar (HJB) é a unidade estadual de Saúde referência na realização de cirurgias bariátricas.

SERVIÇO

O HJB integra a rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias