Com as férias escolares chegando ao final, muitos moradores da Grande Belém estão planejando aproveitar o último final de semana de julho para viajar. Somando o calor do verão e a vontade de sair de casa, as estradas prometem ficar cheias mais uma vez. Principalmente no retorno para a capital, uma vez que muitas pessoas que já estão nas praias e balneários do nordeste paraense vão querer aproveitar a folga até os últimos minutos.
Para ajudar os veranistas a evitar congestionamentos na ida ou na volta e o risco de ficar na mão, seja por problemas no veículo ou com relação à documentação, o DOL ouviu o diretor técnico-operacional do Detran, José Bento Gouveia, que deu importantes dicas de segurança para quem já está fazendo as malas.
LEIA TAMBÉM:
Calor infernal deve continuar até outubro na Grande Belém
4º fim de semana das férias registra redução de infrações
"A nossa expectativa é de uma saída muito grande de veículos de Belém e da Região Metropolitana como um todo, com destino a balneários, praias e igarapés. Desta forma, o retorno também vai ser muito grande, porque muita gente passou toda as férias nesses locais e só pretende retornar neste último fim de semana. Por isso, a perspectiva para a Operação Retorno é de que teremos ainda mais veículos retornando. Então, nós queremos dar algumas dicas tanto para quem vai sair quanto para quem vai retornar", declarou Gouveia.
Segundo o especialista, o mais importante no momento de pegar a estrada é observar o horário no qual se pretende sair de Belém ou chegar na Região Metropolitana de Belém, uma vez que é justamente nesse perímetro urbano que são registrados os maiores indíces de congestionamento na BR-316.
"A nossa orientação para quem vai sair, é para que escolha entre 21 horas e 5 horas da manhã. É o horário mais tranquilo para você sair de Belém. A nossa sugestão , aliás, é de que você saia o mais cedo possível, até antes das 5 horas, para pegar a estrada mais tranquila e escapar desses dez primeiros quilômetros da BR, que é onde há um congestionamento maior, além de que até Marituba também há uma dificuldade maior em fluir o trânsito", aconselhou o diretor.
Já em relação aos banhistas que pretendem retornar das férias apenas no domingo, Gouveia alerta para a necessidade de planejar bem o horário de chegada na capital.
"Para o retorno, muita gente que está lá há mais tempo vai querer voltar justamente nesse final de semana porque é quando acabam as férias escolares. E o que importa na escolha do horário para o retorno é que você se planeje para chegar à Região Metropolitana de Belém antes das 16 horas ou então após as 21 horas de domingo", explicou Gouveia, acrescentando ainda um segundo e importante alerta.
"Não caia na armadilha de voltar na segunda-feira. Em todas as segundas temos registrado muito trânsito, gerando muito congestionamento porque você já tem normalmente um trânsito muito intenso na BR-316. Então, quando você decide voltar na segunda-feira pela manhã ou de madrugada, acaba encontrando esses trânsito pesado da BR", esclareceu Gouveia, fazendo uma única ressalva. "Agora, caso você decida voltar para Belém apenas na segunda-feira mesmo, opte por chegar antes das 6 horas da manhã, quando o trânsito ainda está bem tranquilo, ou então após as 21 horas."
Quando trocar o óleo do carro? Especialista dá dicas!
Dicas de segurança
O diretor técnico-operacional do Detran também chamou atenção para os cuidados com a segurança para quem vai cair na estrada. Segundo ele, é preciso garantir que o carro esteja em boas condições, assim como se certificar de que os documentos, tanto do motorista quanto do veículo, estejam em dia.
"Também é muito importante observarmos as questões de segurança antes de qualquer viagem. Observe seu veículo antes de sair, as questões de pneu, freio e se a documentação está em ordem. Nossas vias hoje em dia são todas monitoradas. Então nós sabemos antecipamente essa questão da documentação do seu veículo. Por isso é melhor evitar constrangimentos para você e sua família", concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar