Diário Online
Notícias / Notícias Pará
VIAGENS

Aprenda a planejar um roteiro de viagem do zero

Educador financeiro dá dicas preciosas para quem quer conhecer o mundo, o País ou a região viajando sem gastar muito. Ouvimos também uma viajante que ensina o caminho das pedras para economizar. Veja!

sábado, 06/08/2022, 08:19 - Atualizado em 06/08/2022, 08:19 - Autor: Trayce Melo/Diário do Pará

Google News

Nayara Salgado num registro de suas viagens pelo País
Nayara Salgado num registro de suas viagens pelo País | Divulgação

Viajar é uma das melhores experiências da vida, mas sem um bom planejamento pode ser um pouco complicado. E um bom planejamento vai desde a elaboração do orçamento que pretende gastar, o destino para onde irá, o que fazer por lá, quando viajar e até mesmo sua organização do calendário com as tarefas da casa.

Ter um recurso em mãos ou uma quase certeza de que irá receber um bom valor será crucial em relação ao tempo para programar a viagem. Pesquisar e estudar o local e suas nuanças, como hospedagem, passagens, alimentação e outros, são importantes para avaliar se vale a pena ou não ir para o lugar. “Planejar também exige colaboração e definição das pessoas em relação às datas de férias, para que todos possam ir com tranquilidade e certeza, principalmente quando se trata das férias coletivas, quando se fala essencialmente de famílias e ou grupos grandes”, pontua Alexandre Nascimento, coordenador do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (Gefam), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo o especialista, é fundamental ter em mente que quanto mais tempo para planejar é melhor, pois assim você consegue antecipar hospedagens, lugares de passeio, aluguel de veículos, reservas de restaurantes e outros com valores mais baratos ao cobrado no período da realização das férias.

“Procure criar com urgência um hábito de mínimo de anotação dos seus gastos e sua receita, para saber no mínimo se tem condições de viajar ou não. Depois ajuda na previsibilidade dos gastos feitos após as férias, para não ter surpresa com as contas que teve durante o passeio. Então, aconselho ter um caderno pequeno para anotar tudo se possível até conseguir começar um planejamento mais complexo”, declarou Alexandre Nascimento.

DICAS DE QUEM VIAJA

A turismóloga, Nayara Salgado, costuma viajar bastante. Ela conta que sempre busca na internet, sobre os lugares que tem interesse de conhecer, história, cultura, atrativos e a melhor época pra ir. “Dou preferência para viajar fora de temporada. Os preços costumam ser mais em conta e não tem muita agitação. Costumo viajar mais sozinha, fazer amizade nas viagens, conhecer pessoas. A minha família mora em outra cidade, mas sempre que posso viajo com a minha irmã e mãe. Também gosto de viajar com grupos de amigos. E já estamos nos planejando para o Réveillon”, conta.

Nayara Salgado informa que tem um buscador que utiliza para fazer as pesquisas e nele consegue criar alertas de preços e promoções para os destinos que deixou programados. “Procuro me planejar, e organizar direitinho para não cair em ciladas da internet, e costumo confirmar tudo antes da viagem”, alerta.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS