As águas do rio Apéu, em Castanhal, nordeste paraense, amanheceram sob as bênçãos da padroeira dos paraenses. Neste domingo (7), foi realizado o tradicional Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na agrovila de Macapazinho, uma das manifestações religiosas mais bonitas do Brasil, quiçá do mundo.

Belém abre licitação que prevê ar-condicionado em ônibus

O Círio de Nazaré em Macapazinho valoriza a vivência do homem amazônida com os rios e igarapés que cortam a floresta e deste ambiente retiram o sustento. A devoção na Virgem faz parte do cotidiano destas pessoas que neste dia seguem a berlinda em canoas formando um verdadeiro rio de fé.

Dezenas de canoas transportam os devotos nas águas do rio Apeú
📷 Dezenas de canoas transportam os devotos nas águas do rio Apeú |Ney Marcondes / Diário do Pará (Arquivo)

Em 2022, a festividade completou 95 anos de existência e uma das novidades é a nova imagem que passou a ser usada nas romarias. A agrovila ganhou uma replica da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré usada no Círio em Belém. A peça inclui ainda uma cora semelhante a da peregrina, confirmando a Mãe de Jesus como a Rainha da Amazônia.

Show de Diogo Nogueira arrecada recursos para o Círio 2022

A nova imagem chegou a comunidade no mês passado, após ser confeccionada por artistas plásticos do Ateliê de Mosaico Arquitetura e Artes Sacras da Diocese de Castanhal, em parceria com a Alecrim Dourado.

Com o tema "Virgem de Nazaré, Exemplo de Participação", os festejos começaram ontem (6), com uma carreata. A procissão fluvial parte da comunidade de Boa Vista e ao chegar em Macapazinho, o cortejo é seguido a pés.

Fieis aguardam a chegada da berlinda na orla de Macapazinho
📷 Fieis aguardam a chegada da berlinda na orla de Macapazinho |Ney Marcondes / Diário do Pará (Arquivo)

Milhares de devotos aguardam as embarcações na orla da comunidade. Cânticos, orações e homenagens são feitos ao longo de todo o percurso, tanto no rio quanto em terra.

Pandemia: Brasil chega a 680 mil mortos por Covid-19

A festividade segue até domingo (14).

MAIS ACESSADAS