plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
DENÚNCIA DE GOLPE

Perfil falso usa marca da 99FM no Instagram. Cuidado!

Emissora de rádio do Grupo RBA descobriu perfil falso na rede social utilizando logomarca parecida. Veja como identificar, denunciar e se proteger dessa fraude virtual.

Como parte do golpe de perfil fake ou falso, os golpistas usam a identidade de personalidades ou empresas conhecidas nas redes sociais (apresentadores de TV, cantores, Youtubers, comediantes, emissoras de TV ou de Rádio etc.) para criar perfis falsos em redes sociais como Instagram, Twitter ou Facebook. O objetivo é obter dinheiro, criptomoedas ou informações pessoais dos milhares ou, em alguns casos, milhões de fãs e seguidores dos perfis orginais.

Nesta sexta-feira (12), a Rádio FM 99 denunciou um perfil falso no Instagram que está usando o seu nome para atrair ouvintes na rede social. Os golpistas pretendem se aproveitar da enorme audiência da emissora entre o público paraense para aplicar golpes, envolvendo promoções igualmente falsas. O perfil fake já conta com pouco mais de 1.500 seguidores.

LEIA TAMBÉM:

Ana Maria Braga alerta para golpe do Pix com seu nome

Saiba como se proteger do golpe do falso motoboy

Como ocorre em outros casos, os fraudadores identificam fãs de certas personalidades nas redes sociais ou de grandes empresas dos mais variados ramos e os abordam fingindo que estão se comunicando diretamente com seus admiradores. Para isso, adotam técnicas idênticas às utilizadas em outras fraudes que envolvem a prática do phishinhg - golpe usado para roubo de dados, identidade e até dinheiro.

De fato, os estelionatários iniciam elogiando e encantando a vítima para estabelecer contato. Até que eles oferecem alguma promoção ou serviço que faz a vítima sonhar. Eventualmente, o fraudador finge querer fazer com que a vítima experimente algo único, mas essas ofertas são sempre acompanhadas de questões que envolvem valores em dinheiro, seja, por exemplo, para comprar um produto por um preço imperdível, fazer doações para caridade ou o fornecimento de informações pessoais para recebimento de um prêmio.

Em julho de 2020, golpistas usaram contas falsas do Twitter de grandes empresas e personalidades conhecidas em todo o mundo (Barack Obama, Elon Musk, Bill Gates, Kanye West, etc.) para promover um golpe de bitcoin e enganar seus fãs.

Tweets fraudulentos apareceram e desapareceram ao longo do dia convidando os assinantes a enviar dinheiro para um endereço virtual com a promessa de receber o dobro do valor enviado em troca. Para gerar um senso de urgência nas vítimas, os golpistas fingiram estender sua oferta apenas por 30 minutos.

Perfil falso usa marca da 99FM no Instagram. Cuidado!
📷 |(Foto: Reprodução do Instagram)

Veja a seguir 10 formas de se proteger das fraudes envolvendo perfis falsos em redes sociais:

1 - Duvide de qualquer oferta do tipo "bom demais para ser verdade".

2 - Certifique-se de que os perfis que você segue nas redes sociais são verificados. Para isso, o nome indicado no perfil é seguido de um selo azul.

3 - Verifique o número de seguidores da conta suspeita. Uma pessoa ou empresa famosa deve ter muitos seguidores. Algo na casa dos milhares ou milhões.

4 - Verifique o conteúdo da conta. De fato, “seguidores falsos” raramente têm uma identidade real. A conta será, portanto, pobre em conteúdo (foto, biografia e interações com outras contas), ou mesmo ficará completamente inativa por semanas ou meses.

5 - As mensagens que anunciam concursos falsos ou recebidas em privado geralmente contêm muitos erros ortográficos e gramaticais.

6 - Suspeite se todas as fotos foram postadas na conta no mesmo dia. Isso é um indicativo de que o perfil foi criado recentemente.

7 - Cuidado com qualquer pessoa que solicite uma transferência de dinheiro nas mídias sociais. Se o dinheiro for enviado a um fraudador, é muito raro que a transação possa ser rastreada.

8 - Nunca forneça suas informações pessoais ou financeiras ou envie dinheiro para alguém que você conhece apenas virtualmente.

9 - Se você for vítima de perfis de personalidade falsos, interrompa todas as comunicações. E não se deixe intimidar por possíveis ameaças.

10 - Denuncie perfis falsos para a respectiva rede social (Twitter, Facebook, Instagram, etc.)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias