plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TRANSFORMAÇÃO

Dia dos pais: novas formas de encarar o mundo

Para eles, a opinião é quase unânime: a paternidade mudou as perspectivas de vidae deu novos significados para o dia a dia. Só o amor pode explicar essa sensação

Imagem ilustrativa da notícia Dia dos pais: novas formas de encarar o mundo camera O pai Danilo Oliveira e o filho Daniel. | Ricardo Amanajás - Agência Pará

A chegada de um filho é capaz de causar transformações intensas em qualquer rotina, mas não apenas nela. Para além das alterações nos planos de vida, nos horários, nas prioridades e até mesmo nos interesses pessoais, a paternidade também pode ocasionar mudanças na própria forma de encarar o mundo. Para muitos, se tornar pai representa a possibilidade de conhecer um amor nunca antes sentido e que merece ser celebrado à altura, em mais um Dia dos Pais.

Há um ano e dois meses, o fisioterapeuta Danilo Oliveira, 25 anos, vem conhecendo os efeitos da paternidade. Desde que o filho Daniel nasceu, ele pôde experimentar o que realmente significa ser pai, tarefa que nem sempre é fácil, mas que vale à pena. “A minha vida mudou completamente porque a rotina é totalmente diferente de antes. São muitas mudanças e algum estresse, mas com o tempo, tudo foi ficando mais tranquilo. Eu vejo que eu amadureci mais”.

O pai Danilo Oliveira e o filho Daniel.
📷 O pai Danilo Oliveira e o filho Daniel. |Ricardo Amanajás - Agência Pará

Assim que soube que seria pai pela primeira vez, Danilo lembra que ficou tranquilo, até porque o desejo sempre esteve em seus planos. A chegada do Daniel foi planejada por ele e a esposa e as consequências da realização desse sonho não poderiam ser melhores. “Ser pai significa companheirismo, principalmente por ser o meu primeiro filho. Às vezes eu ainda paro e penso ‘eu sou pai agora’... É muita emoção, é dar a vida por ele sempre”.

A minha vida mudou completamente porque a rotina é totalmente diferente de antes. São muitas mudanças e algum estresse, mas com o tempo tudo foi ficando mais tranquilo. Eu vejo que eu amadureci mais”. Danilo Oliveira, fisioterapeuta

Os esforços em prol do filho também não são medidos pelo engenheiro da computação Ivan Ikikame de Oliveira, 30 anos. Desde que o pequeno Arthur, de 4 anos, passou a ser parte da sua vida, tudo mudou. Hoje, os tempos de descanso são preenchidos pelas brincadeiras ao lado do pequeno, que adora andar de bicicleta junto com o pai, e até mesmo o impulso diário para cumprir toda a rotina e compromissos ganhou uma motivação diferente e especial.

Ivan Ikikami e Arthur
📷 Ivan Ikikami e Arthur |Ricardo Amanajás - Agência Pará

“A paternidade é a coisa mais importante da minha vida, hoje. Ele (o filho) é a principal motivação que eu tenho para acordar de manhã, ir trabalhar, para fazer qualquer coisa”.

A paternidade é a coisa mais importante da minha vida, hoje. Ele (o filho) é a principal motivação que eu tenho para acordar de manhã, para ir trabalhar, para fazer qualquer coisa”. Ivan Ikikame de Oliveira, engenheiro da computação

No caso do empresário Rafael Redig, 38 anos, a experiência única da paternidade já foi vivenciada por duas vezes: primeiro no nascimento do Davi, de 4 anos, e depois com a chegada da Clara, hoje com seis meses. Nos dois casos, a principal mudança proporcionada pela experiência de se tornar pai foi a de conhecer um amor diferente de qualquer coisa que ele já havia sentido até então. “Virou a chave. É outra vida desde que eles nasceram. É primeiro eles e depois o resto”, conta. “Ser pai é encontrar um amor que eu nunca senti antes, um amor único, um outro amor, um amor que provavelmente é o maior do mundo”.

Rafael Radig com Clara e David
📷 Rafael Radig com Clara e David |Ricardo Amanajás - Agência Pará

O amor inigualável de um pai também é destacado pelo empresário André Rodrigues, 33 anos, pai da Laura Maria, de 10 anos, e da Bela Maria, de 2 anos. Mais do que uma experiência diferente de todas as outras, se tornar pai foi, para ele, a conquista de um grande sonho. “É a realização de um amor que você nunca vai conseguir descrever porque é muito grande e diferente de tudo que você já sentiu e que te faz sair de casa, todos os dias, para querer o bem delas. Todo o tempo da sua vida você pensa que só quer o bem das suas filhas”.

André Rodrigues e Bela
📷 André Rodrigues e Bela |Ricardo Amanajás - Agência Pará

É a realização de um amor que você nunca vai conseguir descrever porque é muito grande e diferente de tudo que você já sentiu e que te faz sair de casa, todos os dias, para querer o bem delas. Todo o tempo da sua vida você pensa que só quer o bem das suas filhas”. André Rodrigues, empresário

André lembra que foi pai pela primeira vez ainda muito jovem, mas a paternidade sempre foi uma vontade antiga. Desde que se realizou, portanto, ele não mede esforços para aproveitar da melhor maneira, cada momento dessa experiência. “Sempre foi um sonho ser pai e hoje esse sonho se realizou, então, eu tento curtir o máximo as minhas filhas. Nós vamos muito para o interior, a gente vem para a praça. Eu vinha muito com a minha mais velha para a pracinha quando ela era menor e agora eu venho com a mais nova também. É muito bom estar com elas”.

Se ser pai já é bom, ser avô, então, dá um sabor especial à experiência da paternidade. Em poucas palavras, o engenheiro civil Paulo Pontes, 73 anos, resume o que significa poder vivenciar cada fase do desenvolvimento do seu primeiro neto, o João Vitor, de 2 anos. “Significa ‘tudo’ para mim”, emociona-se, ao falar sobre a expectativa para vivenciar, neste ano, o segundo Dia dos Pais da sua vida como avô. “O que eu espero é que tenham muitos outros dias dos pais junto com ele para que eu possa acompanhar ele crescendo. É o que eu espero”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias