Na última sexta-feira (19), foi celebrado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida em homenagem ao biólogo e ciclista Pedro Davison, que morreu atropelado há 13 anos, em Brasília, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano e o respeito aos ciclistas de modo geral.
Justamente nessa data, um homem identificado como Alex Valério Sousa de Souza foi preso pela Polícia Civil, no bairro da Sacramenta, suspeito de receptar bicicletas de luxo roubadas de um condomínio localizado na Região Metropolitana de Belém.
LEIA TAMBÉM:
Pastor sofre atentado e é morto com 6 tiros no Pará
Acusado de tentar matar mulher em Moju é preso em Belém
Após inquérito policial que teve início com denúncias de que o homem havia comprado as bicicletas furtadas, agentes da 1ª Seccional Urbana da Sacramenta realizaram a operação para prisão do acusado, que foi encontrado e autuado em flagrante pelos crimes de receptação, falsificação de documentos e porte ilegal de arma de fogo.
De acordo com uma estimativa preliminar feita pela Polícia Civil, o valor total dos produtos roubados chegaria próximo dos R$ 90 mil. Ao menos duas bicicletas que haviam sido furtadas há quatro meses, avaliadas em R$ 20 mil, já foram entregues ao seu proprietário.
Durante a ação que resultou na prisão do suspeito, Alex tentou se livrar das acusações de receptação apresentando um recibo, que segundo os investigadores tinha como objetivo comprovar a legalidade das bicicletas encontradas em sua posse. No entanto, após uma análise minuciosa do documento, os agentes constataram que se tratava de uma falsificação.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, a investigação determinou que Alex costumava receptar e revender as bicicletas furtadas por terceiros. Desse modo, os policiais encontraram uma bicicleta e um quadro de bicicleta de luxo desmontado na residência do suspeito, além de uma arma de fogo.
Em seu depoimento, após receber voz de prisão, Alex revelou a localização de um dos compradores das bicicletas roubadas. O homem foi ouvido pelos investigadores e, apesar de alegar não ter conhecimento da origem ilícita do produto, aceitou devolver imediatamente o veículo.
O suspeito também confessou que havia escondido outras duas bicicletas na casa de parentes. O que resultou em um total de quatro bicicletas recuperadas pela Polícia, além do quadro desmontado.
Após os procedimentos legais, Alex foi encaminhado à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde segue à disposição da Justiça.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar