No último domingo (21), um incêndio de grandes proporções atingiu várias casas em Breves, no arquipélago do Marajó. O incêndio teria iniciado em uma casa de madeira, no bairro Aeroporto, e foi se alastrando para imóveis vizinhos.
Cestas com alimentos foram entregues, nesta terça-feira (23), em Breves, para famílias que tiveram as casas consumidas pelo fogo No total, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estadual entregaram 10 kits com alimentos para os moradores, que também participaram de uma reunião com técnicos da Companhia de Habitação do Pará (Cohab). O foco do encontro foi a disponibilização de cheques do programa “Sua Casa” para os moradores conseguirem reconstruir as residências destruídas pelo fogo.
Corpo de Bombeiros realiza rescaldo após incêndio em Breves
“Na reunião de hoje a equipe da Cohab pôde explicar as diretrizes do programa, que concede até 21 mil reais para aquisição de material de construção e auxilio do pagamento da mão de obra contratada para execução do serviço. Nossos técnicos também puderam destacar a importância de as famílias obterem os documentos necessários para iniciarmos as análises dos cadastros. Enquanto não recebemos os documentos, estamos nos concentrando nas ações em campo e na validação do laudo enviado pela Defesa Civil”, frisou Orlando Reis, presidente da Cohab.
Um dos moradores acolhidos durante a reunião, desta terça-feira, foi o motorista Salomão Jorge Cabral de Oliveira Junior. O trabalhador explicou que o fogo se espalhou de forma rápida e que não foi possível salvar quase nada dentro da casa, onde morava com outras 4 pessoas da mesma família.
“Eu tinha acabado de chegar quando o fogo começou. Só consegui tirar poucas coisas porque o fogo destruiu tudo. A casa em que eu morava era de alvenaria, na parte de baixo, e na parte de cima era de madeira. Tudo foi destruído. Saber que a gente pode receber o Sua Casa é extremamente importante para todos nós”, contou Salomão Jorge.
O programa “Sua Casa” concede cheques destinados, exclusivamente, à compra de material de construção e para ajudar no pagamento dos profissionais responsáveis pela obra de construção, reconstrução e ampliação de moradias. Os valores destinados para os beneficiários são liberados, de acordo com uma tabela técnica.
A iniciativa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistro, como incêndios. Nos últimos quatro anos, 1.088 famílias passaram por alguma situação de sinistro e foram contempladas pelo “Sua Casa”. O investimento da Cohab neste tipo de ação soma mais de R$ 14 milhões.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar