Crimes cibernéticos tem se tornado comuns e uma das causas seria a desatenção das pessoas quanto a cliques em links suspeitos e descuido quanto à segurança de computadores, notebooks, tablets e smartphones.
Em busca de aplicar golpes e roubar a maior quantidade de dinheiro possível, criminosos tem utilizado as redes sociais de outras pessoas para conseguir subtrair valores de seguidores e amigos das vítimas que tem seus perfis hackeados.
Veja também:
Vídeo: MPF pede investigação de advogado após atos racistas
'Gari Gata' de Belém rouba a cena com beleza e superação
Na tarde deste sábado (27), Clotilde Dantas, repórter da TV Liberal, em Belém, teve o perfil no Instagram invadido em uma ação criminosa.
Nos stories da rede social da jornalista, os hackers publicaram uma sequência de imagens com uma suposta "promoção exclusiva", induzindo os seguidores a transferir um valor via Pix com a premissa de receber uma quantia de volta até quatro vezes maior.
Tudo não passa de uma modalidade de estelionato conhecida como "Golpe do Pix", onde os criminosos acessam perfis de pessoas com uma considerável quantidade de seguidores e publicam a "promoção", utilizando a credibilidade da vítima para ludibriar seus seguidores.
Na tentativa de validar ainda mais o golpe, os invasores postam sequências de capturas de tela com supostos relatos de pessoas que conseguiram valores de até 13 mil reais por meio da "promoção".
Até o momento da publicação desta matéria, os stories com o "Golpe do Pix" ainda estavam disponíveis no perfil de Clotilde Dantas, que foi avisada por amigos da emissora sobre o ocorrido e já fez o Boletim de Ocorrência sobre o crime cibernético. A jornalista, no entanto, ainda não obteve sucesso em recuperar a conta, que possui mais de 29 mil seguidores.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar