Viajar de avião ainda é motivo de muito temor em várias pessoas que não se acostumaram ao meio de transporte ou já viveram situações desesperadoras dentro de uma aeronave.
Na manhã desta segunda-feira (29), passageiros de um voo da Azul Linhas Aéreas, que saiu de Fortaleza com destino a Belém, viveram momentos de pânico instantes após a decolagem.
Veja também:
Avião de pequeno porte sofre acidente no aeroporto de Belém
Vídeo: homem surta e quebra lanchonete no aeroporto de Belém
O voo estava previsto para partir às 9h40. Após os procedimentos padrão, a aeronave fez a decolagem normalmente.
No entanto, segundos após deixar o solo e enquanto o avião ganhava altitude, os passageiros relatam que ouviram fortes estrondosos no lado externo da fuselagem da aeronave, ao mesmo tempo em que as luzes e monitores afixados na parte traseira dos assentos apagaram.
O momento provocou muita tensão entre as pessoas que estavam na cabine, os quais se questionavam sobre o que teria acontecido.
Logo após o ocorrido, o piloto anunciou que houve uma colisão com aves, especificamente urubus, e que seria necessário retornar ao aeroporto de Fortaleza, por questões de segurança, já que, conforme disse o comandante aos passageiros, a estabilidade da aeronave teria sido afetada.
Apesar disso, no entanto, de acordo com os passageiros, o piloto informou que não seria possível fazer o pouso imediatamente, visto que a aeronave estaria com peso superior ao recomendável para pousar, por conta da grande quantidade de combustível nos tanques. Por esta razão, seria necessário voar por mais alguns minutos para queimar o querosene e poder retornar ao solo.
"Foi uma revoada de urubus que colidiram com a asa esquerda do avião. Então apagou tudo e começou a apitar uns sons. O piloto avisou que era preciso ficar sobrevoando por um tempo para poder pousar. Não lembro quanto, porque me deu um nervosismo", relata Glaucia Tavares, passageira da aeronave.
Após vários minutos é que a aeronave pode, finalmente, pousar em segurança. "Na hora que tava subindo, os urubus bateram na asa. Foi horrível. Graças a Deus que pousamos em segurança", conta Raimundo Freitas, um dos passageiros do voo.
Após o pouso de emergência, equipes de segurança e bombeiros se aproximaram da aeronave.
Os passageiros contam que ainda não há uma previsão de quando um novo voo para Belém será liberado.
O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos I (Seripa I) informou que não foi notificado sobre a ocorrência.
O DOL solicitou posicionamento da Azul, que emitiu uma nota afirmando que "a aeronave que fazia o voo AD 4100, que partiu de Fortaleza com destino a Belém, colidiu com um pássaro após a decolagem e precisou retornar ao aeroporto de origem", que o pouso e o desembarque dos clientes ocorreram normalmente e que "o avião passará pelas vistorias necessárias".
A empresa ainda informou que "em função do ocorrido, os voos AD 4100, AD 2618 (Belém-São Luís do Maranhão) e AD 2602 (São Luís do Maranhão-Belém) foram cancelados. A Azul destaca que os Clientes impactados pelos cancelamentos receberam toda a assistência necessária da equipe local, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e foram reacomodados em outros voos da empresa" e "a companhia lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar