Moradores de Itaituba, no Sudoeste do Estado, estão em alerta contra morcegos que vem atacando a população
De acordo com a 9ª Regional da Secretaria de Saúde do Estado (SESPA-Santarém), o número de ataques de morcegos hematófagos estão sendo frequentes na região garimpeira da cidade. Somente em uma semana, foram registrados 18 ocorrências. As informações são do Portal da Cidade.
Os pacientes atacados estão sendo monitorados para evitar possíveis casos de raiva humana. “A gente precisa monitorar estes pacientes, onde eles vão fazer doses de vacinas para evitar que a pessoa venha adoecer e adquirir a raiva”, aponta Jacilene Torres, coordenadora da Sespa.
Belém tem transmissão local da varíola dos macacos
Todas as ocorrências vem tendo o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ – Regional do Tapajós), que vem auxiliando nos casos registrados e fazendo o trabalho de prevenção da raiva animal na região.
“A gente vem disponibilizando veterinários, técnicos, veículos e combustível, para que estas ações elas acontecem e as agressões não aumentem”, afirma Douglas Moacir, diretor do órgão.
Em nota ao DOL, a Sespa acrescenta que foi notificada dos 18 casos de agressão de morcegos em humanos em Itaituba, em julho de deste ano, sem óbitos. "Foram enviadas vacinas e soros utilizados no esquema vacinal após exposição, sendo que o monitoramento dos pacientes é de responsabilidade do município", consta na nota da Secretaria.
A Sespa informa, ainda, que os locais onde foram registrados os ataques são áreas de atuação de garimpeiros e que o Estado iniciará a campanha nacional antirrábica no dia 24 de setembro. Por fim, a Sespa declara que em 2022, até o momento, e em 2021 não foram registrados casos de raiva humana.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar