plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
VEJA COMO FOI A ENTREVISTA

Lula fala de Amazônia, futuro e critica Bolsonaro na Clube

A sabatina foi ao ar na manhã desta quarta-feira (31) dentro do programa Clube da Manhã

Imagem ilustrativa da notícia Lula fala de Amazônia, futuro e critica Bolsonaro na Clube camera O candidato Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro dos candidatos entrevistados pela Clube. | Reprodução lula.com.br

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi entrevistado na manhã desta quarta-feira (31), dentro do programa “Clube da Manhã” na Rádio Clube do Pará. A entrevista também foi transmitida em tempo real aqui no DOL e ocorreu na véspera da vinda de Lula a Belém, que chega à capital paraense na quinta-feira (01).

Durante bate papo com Nonato Cavalcante, Lula falou sobre o governo Bolsonaro, corrupção, Amazônia, sua passagem pela presidência entre outros assuntos.

A primeira pergunta foi o porquê Lula quer ser presidente pela terceira vez.

“Não se trata apenas de querer ser candidato. O Brasil de hoje está muito pior que o Brasil que deixei. Éramos a sexta economia do mundo, hoje somos a décima segunda ou a décima terceira economia do mundo. Éramos um país que gerou 20 milhões de empregos com carteira assinada e que hoje temos empregos precarizados com trabalhadores ganhando bem menos do que ganhava no meu tempo”, falou o candidato fazendo uma comparação do atual governo com a situação do país durante seu período na presidência.

“Voltar o Brasil a ser como era no meu tempo, país alegre, onde as pessoas tinham emprego, onde as pessoas podiam consumir, podiam viajar e tinham perspectiva de futuro”, acrescentou.

Lula ainda falou sobre os investimentos feitos no Pará. “Nunca um presidente da república investiu tanto no Pará quanto eu investi quando fui Presidente da República. Para mim não importa, e não importava, de que partido fosse o Governador. O que importava era que se o estado tivesse uma demanda de interesse do povo, nós íamos fazer”.

Quando questionado sobre corrupção, Lula aproveitou e fez ataques ao atual governo do Presidente Jair Bolsonaro, citando os sigilos de 100 anos que o presidente impôs a algumas investigações, o que nunca havia ocorrido no país.

“Só tem duas formas de enfrentar a corrupção, ou faz ela aparecer ou desaparecer [...] Nós tivemos agora, por exemplo, o Presidente da República que sequer exigiu investigação do Queiroz. Que sequer exigiu investigação dos seus filhos. Que sequer investigou as denúncias da CPI contra o Pazuello, nas negociatas feitas na vacina. Temos um Presidente que não apenas coloca sujeira embaixo do tapete, como transforma em sigilo de 100 anos toda e qualquer denúncia contra ele”.

Lula então fez uma comparação com o seu governo. “Criamos o portal da transparência, tudo podia ser acompanhado em tempo real pela internet. Criamos a lei de acesso a informação, a imprensa podia saber de qualquer informação. Criamos a lei anticorrupção, criamos a lei contra o crime organizado, contra a lavagem de dinheiro. Inclusive fizemos que o cartão corporativo transparente e agora o cartão corporativo do presidente tem sigilo de 100 anos”.

“Eu dizia”, acrescentou o candidato, “a única forma de um cidadão não ser investigado era não cometer um erro, um delito, porque fosse quem fosse, se tivesse cometido um erro, um delito, seria investigado”.

Sobre o combate ao narcotráfico e o desmatamento ilegal na Amazônia, Lula falou que “primeiro é preciso aumentar o processo de fiscalização em todo território amazônico. Melhor aparelhar a policia Federal e a polícia fronteiriça”.

O candidato prometeu que vai combater os garimpos ilegais e o desmatamento.

Confira a entrevista completa:

LULA

Lula é candidato da coligação “Brasil da Esperança” e virá a Belém na próxima quinta – feira (01), junto de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). Os dois estarão em comício no Espaço Náutico Marine Club, na avenida Bernardo Sayão, ao lado do Campus da Universidade Federal do Pará, com previsão de início para às 18h e abertura de portões às 15h.

Lula e Alckmin devem participar ainda de dois outros eventos, um no Theatro da Paz, na quinta pela manhã, e outro na sexta, no Parque dos Igarapés.

ENTREVISTAS

A Rádio Clube irá entrevistar os quatro primeiros colocados na disputa presidencial. O primeiro foi Lula e já foram enviados os convites para as assessorias dos candidatos Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), que ocupam o segundo, terceiro e quarto lugares na disputa, respectivamente. A emissora está no aguardo das confirmações.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias