plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Eleições 2026: derrame de santinhos é registrado em Belém e Ananindeua

Materiais de campanha foram encontrados espalhados perto de locais de votação neste domingo (4); prática é proibida pela legislação eleitoral.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Eleições 2026: derrame de santinhos é registrado em Belém e Ananindeua camera Saiba como denunciar o derrame de santinhos nas eleições 2026 em Belém e Ananindeua. Entenda as irregularidades e como agir. | Lucas Quirino/DOL/Sabrina Linhares/RBA TV

O chamado “derrame de santinhos” foi registrado em diferentes pontos de Belém e Ananindeua, na Região Metropolitana, neste domingo, 4 de outubro, dia do primeiro turno das Eleições 2026.

Santinhos e outros materiais de propaganda eleitoral foram encontrados espalhados por ruas, calçadas e áreas próximas a locais de votação. A prática é considerada irregular pela legislação eleitoral e pode resultar em responsabilização dos envolvidos.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

O derrame geralmente ocorre durante a madrugada que antecede a eleição, quando grandes quantidades de material de campanha são deixadas nas proximidades das seções eleitorais. Além de configurar uma possível irregularidade eleitoral, a prática provoca o acúmulo de lixo nas vias públicas e pode aumentar o risco de acidentes em áreas de grande circulação de eleitores.

Eleições 2026: derrame de santinhos é registrado em Belém e Ananindeua
📷 |Sabrina Linhares/RBATV

O que diz a legislação eleitoral?

A legislação permite a distribuição de material gráfico de campanha nas ruas até às 22h do dia anterior à eleição. A autorização, entretanto, não permite que os materiais sejam espalhados de forma indiscriminada nas proximidades dos locais de votação.

No dia da eleição, também são proibidas práticas como a distribuição de propaganda, a abordagem de eleitores para solicitar votos e outras ações que possam caracterizar boca de urna.

A realização de propaganda eleitoral irregular pode ser comunicada à Justiça Eleitoral para análise e eventual responsabilização dos envolvidos.

Como denunciar o derrame de santinhos?

O eleitor que encontrar possíveis irregularidades pode utilizar o aplicativo Pardal, ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral para receber denúncias relacionadas à propaganda eleitoral irregular.

O aplicativo é gratuito e está disponível para celulares e tablets. Por meio da ferramenta, o eleitor pode informar o local onde a situação ocorreu e encaminhar registros que ajudem na análise do caso.

Fotos e vídeos podem ser utilizados para documentar a possível irregularidade. É importante indicar, de forma precisa, onde o material foi encontrado, para facilitar a atuação da Justiça Eleitoral.

Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua.
📷 Conjunto Cidade Nova, em Ananindeua. |Carla Azevedo/Diário do Pará

Boca de urna também é proibida

Além do derrame de santinhos, a legislação proíbe no dia da votação ações que possam caracterizar boca de urna, como abordar eleitores com o objetivo de pedir votos ou distribuir material de campanha.

Em casos que possam configurar crime eleitoral, a ocorrência também pode ser comunicada às autoridades competentes, como a polícia, o Ministério Público Eleitoral ou a autoridade judiciária da zona eleitoral.

A Justiça Eleitoral é responsável por analisar as denúncias e verificar se houve efetivamente uma infração.

Eleitores encontram materiais nas ruas

Em Belém e Ananindeua, a presença de santinhos e outros materiais de campanha nas proximidades dos locais de votação chamou a atenção de eleitores durante o primeiro turno.

A orientação é que o eleitor, ao identificar uma possível irregularidade, registre a situação sem se envolver em confrontos e encaminhe as informações pelos canais oficiais.

Imagem patrocinadores desktop
Imagem patrocinadores mobile
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Eleições 2026

    Leia mais notícias de Eleições 2026. Clique aqui!