A chuva da tarde é tradição em Belém, porém, em épocas como entre os meses de julho e dezembro, as tempestades dão lugar a um longo período de calor e clima abafado, no que é conhecido como Verão Amazônico.

No entanto, na tarde desta quarta-feira (31), uma chuva forte começou a cair na capital paraense pouco antes das 16h e tem provocado inúmeros transtornos aos moradores. Quedas de energia, alagamentos e ventanias foram flagradas e compartilhadas por internautas nas redes sociais.

Veja também:

Vídeo: carreta desgovernada atinge motos no Pará

Municípios do Marajó emitem alerta para casos de urina preta

Vídeos mostram um turbilhão levantando poeira sob as casas no bairro da Terra Firme. Outros registros em bairros como Jurunas, Cremação, Marco e São Brás também mostram pontos de alagamentos, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Olha um rio com correnteza forte em plana José Malcher no centro de Belém. @prefeiturabelem @belemtransito @belematualidade pic.twitter.com/YvXDY1mloj

— Vias de Belém (@ViasDEbelem) August 31, 2022

Na avenida Engenheiro Fernando Guilhon, esquina com a travessa Quintino Bocaiúva, no bairro da Cremação, a via se tornou um verdadeiro rio após a intensidade das chuvas, onde a água cobriu tanto a pista quanto a calçada. Veja!

Em uma das avenidas mais movimentadas da capital, a Conselheiro Furtado se tornou praticamente intransitável durante o temporal, com pontos de alagamento que chegavam a atingir metade da altura dos pneus dos veículos que se arriscavam a passar pelo trecho entre as travessas Alcindo Cacela e 14 de Março. Um automóvel foi flagrado parado em meio ao aguaceiro:

Já uma gravação feita por visitantes da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorre no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, mostra uma estrutura de miriti, que ficava na entrada do local, a qual foi movida para dentro do lago pela força dos ventos e parcialmente danificada. Confira!

No Espaço Náutico Marine Club, no bairro do Guamá, parte da estrutura de um evento ficou destruída em meio ao temporal.

ALERTA METEOROLÓGICO

A Defesa Civil de Belém anunciou que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico para a Grande Belém no nível amarelo, que prevê possibilidade de risco de chuvas intensas, válido até quinta-feira (1º), às 10h.

O Instituto Nacional de Meteorologia publicou alerta meteorológico amarelo com validade até amanhã, dia 1. Fique atento. Em caso de emergência ligue 190 pic.twitter.com/ykbdXUZQlE

— Defesa Civil de Belém (@DefesaCivilBel) August 31, 2022

TRÂNSITO

Por meio do aplicativo Waze, motoristas compartilham inúmeros pontos de alagamento espalhados por toda Belém, que complicam o trânsito em pleno horário de pico; veja:

Ventanias foram registradas durante a chuva forte que caiu em Belém na tarde desta quarta (31) Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS