plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Helder tem 82,4% dos votos válidos e venceria no 1º turno

Pesquisa do Instituto Acertar, contratada pelo DIÁRIO, indica a reeleição do governador do MDB. Na estimulada, Helder aparece com 68,9% contra 10,2% de Zequinha Marinho (PL).

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder tem 82,4% dos votos válidos e venceria no 1º turno camera ( Reprodução )

Pesquisa realizada pelo Instituto Acertar para o DIÁRIO aponta vitória do candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB) no primeiro turno, com 68,9% das intenções de voto no cenário estimulado – quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, seguido por Zequinha Marinho é o segundo colocado, com 10,2% das citações.

No cenário onde são considerados apenas os votos válidos, quando são excluídos os votos brancos e nulos, e que são contabilizados para o resultado final da eleição pelo Tribunal Superior Eleitoral, Helder aparece com uma vitória nunca registrada na história política do Pará, com 82,4% das intenções de voto no 1º turno, contra 17,6% da soma dos demais candidatos. Chama a atenção a intenção de votos para governador aferida no Marajó: Helder obteve 95,2% das intenções, enquanto Zequinha Marinho obteve 1,2%.

Considerando o cenário apenas dos votos válidos, Zequinha Marinho (PL) aparece em segundo lugar com 12,3%; Dr. Felipe (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 1,5% dos votos válidos; Sofia Couto (PMB) registra 1,3%; Major Marcony (Solidariedade) e Paulo Roseira (Agir) 0,9%, cada; Cleber Rabelo (PSTU) 0,6%; e Adolfo Oliveira (Psol) 0,1%.

Já na pesquisa estimulada, Zequinha Marinho, do PL, obteve 10,2% da preferência de voto dos paraenses; Dr. Felipe 1,2%; Sofia Couto 1,1%; Major Marcony e Paulo Roseira com 0,8%, cada; Cleber Rabelo 0,5%; e Adolfo Oliveira 0,1%.

METODOLOGIA

Foram entrevistadas 1.200 pessoas entre os dias 26 a 29 de agosto de 2022. A pesquisa cobriu 40 municípios das seis Mesorregiões do Estado (Metropolitana, Nordeste, Baixo Amazonas, Marajó, Sudeste e Sudoeste); área de moradia (urbana e rural); e por três faixas de cortes/porte/grandeza do município (grande, médio e pequeno). A margem de erro para os resultados gerais da pesquisa é de 3,0% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA04489/2022.

Confira na edição deste domingo do DIÁRIO DO PARÁ a pesquisa completa, incluindo a acirrada corrida ao Senado, além das intenções de voto para a Presidência da República e a avaliação do Governo Helder Barbalho. A pesquisa pode ser acessada também no site https://diariodopara.dol.com.br/.

PESQUISA INSTITUTO ACERTAR

VOTO ESTIMULADO PARA GOVERNADOR

Helder (MDB) 68,9%

Zequinha Marinho (PL) 10,2%

Dr. Felipe (PRTB) 1,2

Sofia Couto (PMB) 1,1%

Major Marcony (Solidariedade) 0,8%

Paulo Roseira (Agir) 0,8%

Cleber Rabelo (PSTU) 0,5%

Adolfo Oliveira (Psol) 0,1%

Branco/Nulo 5,6%

Não sabe/Indeciso 10,8%

VOTOS VÁLIDOS

Helder (MDB) 82,4%

Zequinha Marinho (PL) 12,3%

Dr. Felipe (PRTB) 1,5%

Sofia Couto (PMB) 1,3%

Major Marcony (Solidariedade) 0,9%

Paulo Roseira (Agir) 0,9%

Cleber Rabelo (PSTU) 0,6%

Adolfo Oliveira (Psol) 0,1%

Fonte: O Instituto Acertar realizou 1.200 entrevistas entre 26 e 29 de agosto de 2022. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número PA04489/2022. Margem de erro 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa pode ser acessada também no site https://diariodopara.dol.com.br/.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias