plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
"TREME"

Aparelhagens agora são patrimônio cultural imaterial do Pará

O projeto de Lei foi aprovado na tarde desta terça-feira (06)

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Aparelhagens agora são patrimônio cultural imaterial do Pará camera Histórias das aparelhagens no Pará começou na década de 1940, dizem estudiosos. | Divulgação

Na tarde desta terça-feira (06), as aparelhagens de som foram declaradas como patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará., depois de aprovação do projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

Segundo o professor da UFPA Antonio Maurício da Costa, as aparelhagens de som, ou simplesmente, aparelhagens, como são popularmente conhecidas por todo o Estado, são empreendimentos de sonorização festiva que surgiram nos anos 40, em Belém do Pará.

Sempre associadas a eventos dançantes, as aparelhagens evoluíram ao longo do século XX, passando por inúmeras inovações tecnológicas de sistemas sonoros, transformações que revolucionaram a forma de ouvir e vivenciar a música.

Hoje, as aparelhagens representam um apanhado de equipamentos de luz, som e efeitos pirotécnicos que fazem parte da experiência dançante das tradicionais festas de aparelhagem que já podem ser encontradas em todo o território paraense.

Município do Pará abre seleção com inscrição grátis; saiba

Através das aparelhagens, os sons marcantes, típicos do Estado, como Brega e sua versão mais contemporânea, o Tecnobrega, ganham vida e embalam multidões numa experiência que envolve não só o som, como também é marcada pelo impacto visual das apresentações, já que cada aparelhagem compõe um complexo de entretenimento completo com aparência, apetrechos, pirotecnias e identidade próprios.

Essa diversidade pode ser facilmente notada nas apresentações de Superpop, Rubi, Crocodilo, Ouro Negro, Tremendão; Treme Terra Tupinambá, Búfalo do Marajó, Mega Príncipe Negro, Brasilândia - O Calhambeque da Saudade, algumas das aparelhagens que mais se destacam no cenário musical do Estado.

Desembargador Marcus Maia é o novo presidente do TRT-8

Para Andrey Lima, em dissertação de mestrado para a UFPA, "a manutenção da relação público/aparelhagens, segundo seus protagonistas, baseia-se na "originalidade" e eficácia do modo como as aparelhagens realizam constantes "inovações" e "evoluções" que envolvem desde o aparato tecnológico utilizado - sonoro, eletrônico, luminoso, etc. - e a "criatividade" empregada, até a destreza (e o "carisma") dos DJ's na manipulação dos equipamentos e interações com o público através de performances que incluem chamadas ao microfone e intervenções sono técnicas durante a reprodução de canções."

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias