plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
RELIGIÃO

Hoje é o dia oficial de Nossa Senhora de Nazaré

O reconhecimento legal de uma data dedicada à Nossa Senhora de Nazaré empresta caráter oficial à comemoração.

Imagem ilustrativa da notícia Hoje é o dia oficial de Nossa Senhora de Nazaré camera O historiador Marcelo Pinheiro pesquisa aspectos do Círio. | Divulgação

A data de 8 de setembro é o Dia de Nossa Senhora de Nazaré para o município de Belém. A Capital celebra a Padroeira dos paraenses por meio da Lei nº 9.315, de 6 de setembro de 2017, que completa cinco anos. A data faz referência ao primeiro Círio realizado na Cidade, em 1793, por retribuição do então governador Francisco de Sousa Coutinho pela cura de sua enfermidade naquele ano, afirma o historiador Marcelo Pinheiro, pesquisador dos aspectos oficiais do Círio de Nazaré.

Círio: Taveira repudia fala de Edmilson e prefeito responde

“Com a saúde restabelecida, o governador cumpre sua promessa e determina a realização de uma procissão, realizada na tarde de 8 de setembro de 1793, uma quarta-feira, reunindo devotos e autoridades no percurso da Capela do Palácio do Governo (atual Museu do Estado) à Ermida de Nazaré (atual Basílica-Santuário), com a imagem conduzida no colo do vigário geral, assentado num carro puxado por bois, a exemplo das procissões europeias”.

Ainda segundo Marcelo Pinheiro, ao recepcionar a imagem da Ermida de Nazaré ao Palácio do Governo na véspera da procissão, Sousa Coutinho preconiza, também, o rito da transladação, cumprido anualmente no sentido inverso ao trajeto do Círio, que atinge, em 2022, a sua 230ª edição.

O reconhecimento legal de uma data dedicada à Nossa Senhora de Nazaré empresta caráter oficial à comemoração. “O poder público municipal ao instituir o 8 de setembro por Dia de Nossa Senhora de Nazaré, prevendo sua comemoração anual, constante inclusive do Calendário de Datas e Eventos da Cidade, eleva a data ao status de matéria oficial, podendo lançar mão de diversos atos de administração formais em louvor à Virgem, representada por seus dois ícones principais”, destaca o historiador, referindo às imagens “original” e “peregrina” de Nossa Senhora de Nazaré.

Círio Musical retorna formato presencial na Praça Santuário

O Dia de Nossa Senhora de Nazaré vai ser marcado por Missa Solene, na Basílica-Santuário de Nazaré, às 18h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, com a presença do Bispo Auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, também presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude 2023. O religioso português visita a Arquidiocese de Belém, acompanhado de comitiva, como parte da agenda oficial que cumpre no Brasil até o dia 12 de setembro, para divulgar o Evento previsto para Lisboa-Portugal, de 1º a 6 de agosto do ano que vem, com a presença confirmada do Papa Francisco.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias