plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
AVANÇOS

Pela 1ª vez, bombeiras se tornam coronéis no Pará

A promoção foi publicada no Diário Oficial do Estado e passam a valer a partir do próximo dia 25

Imagem ilustrativa da notícia Pela 1ª vez, bombeiras se tornam coronéis no Pará camera Corporação completa 140 anos em 2022 | Secom/Arquivo

Em novembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA) completará 140 anos de existência. É a quarta corporação do tipo mais antiga do Brasil e uma das maiores em número de militares. Pela primeira vez na história da instituição, mulheres foram promovidas ao posto de Coronel.

Concluída a escavação do 1° dos quatro túneis do BRT

As promoções das oficiais Samara Cristina Romariz de Carvalho e Vivian Rosa Leite, ambas Tenentes Coroneis do CBMPA, foram publicadas na edição da última quarta-feira (21), do Diário Oficial do Estado, tendo sido assinadas pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Corporação completa 140 anos em 2022
📷 Corporação completa 140 anos em 2022 |Secom/Arquivo

Os critérios para a elevação do posto foi por merecimento e antiguidade, conforme o decreto. A partir do próximo dia 25, as duas militares assumem a nova patente, configurando, neste sentido, um novo capítulo da história do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

As mulheres passaram a fazer parte da corporação em 1994. A chegada delas ao posto de Coronel ocorre 28 anos depois da presença delas na instituição.

Entenda como ficou a lei que altera aplicação de rol da ANS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará foi criado em 1882 por decisão do imperador D. Pedro II, que enviou guarnições para combater inúmeros incêndios que vinham sendo registrados na região. O presidente da Província, Justino Carneiro, assinou o ato de criação do CBMPA em 24 de novembro de 1882.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias