
A Polícia Civil do Pará entregou, nesta terça-feira (27), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) do distrito de Icoaraci, em Belém. A unidade especializada vai funcionar em uma área anexa à 8ª Seccional Urbana de Icoaraci.
A nova delegacia atuará em casos de violência doméstica, familiar e sexual contra mulheres. A unidade terá equipe policial completa, com delegados, investigadores e escrivães.
No ato de entrega, o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, destacou que a nova unidade representa o fortalecimento da segurança pública no enfrentamento à violência contra mulheres.
“Essa nova Deam era uma demanda necessária, que hoje estamos entregando aqui em Icoaraci. Vamos ter profissionais qualificados para atender a todas as pessoas que aparecerem em busca de atendimento”, destacou o delegado-geral.

O trabalho realizado na Deam Icoaraci será integrado, por meio de parceria com a Fundação ParáPaz, o que vai garantir um atendimento multidisciplinar e centralizado no mesmo espaço físico. A intenção é assegurar um serviço célere e humanizado.
Esta é a 4ª Unidade Especializada no Atendimento à Mulher existente na Região Metropolitana de Belém e a 19ª em todo o estado. A rede de proteção tem também a chamada Sala Lilás, espaço no município de Marituba, com atendimento especializado às mulheres vítimas de violência física e sexual.

De acordo com a delegada Ariane Melo, titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), da Polícia Civil, a ampliação do número de unidades especializadas é fundamental para a criação de uma rede eficaz de acolhimento às mulheres vítimas de violência.
“Quando trazemos uma Deam, para cá, melhoramos o acesso e damos mais qualidade para que as vítimas possam ser atendidas. Essa proximidade com a unidade acaba encorajando à mulher.” apontou a delegada.

A nova Deam funcionará todos os dias e terá como circunscrição, além de Icoaraci, as Ilhas de Outeiro, Cotijuba, e os bairros do Parque Verde, Tapanã e Pratinha. Aos fins de semana, haverá regime de plantão para garantir o atendimento às mulheres. Para a delegada Sílvia Mara Tavares, que ficará na titularidade da Deam Icoaraci, é necessário que as mulheres não se calem.
“Este espaço possibilita que todas as mulheres se sintam acolhidas e que venham pedir orientações e informações. Que façam seus registros. As mulheres não devem se calar, pois o silêncio é cúmplice da violência. Aqui teremos duas equipes completas para atendermos com eficácia, responsabilidade e seriedade todos os casos que envolvem mulheres vítimas de violência”, observou a delegada.

SERVIÇO
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Icoaraci funciona em parte anexa à 8ª Seccional Urbana do distrito, localizada na Rua Oito de Maio, 68 - bairro Campina, Belém. O espaço vai funcionar de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, e aos fins de semana em regime de plantão 24h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar