O efetivo da Polícia Civil ganhará o reforço de 80 policiais durante o Círio de Nazaré deste ano. A medida faz parte da "Operação Círio 2022", um esquema especial que contará com 17 ações integradas dos órgãos de segurança, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
Os agentes reforçarão o plantão em delegacias de Belém e de outros municípios da Região Metropolitana que recebem muitos romeiros e turistas durante a 230ª edição da festividade que homenageia Nossa Senhora de Nazaré. A expectativa é de que as romarias oficiais e outros eventos culturais e religiosos relacionados ao período da festividade reúnam mais de 2 milhões de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
Círio: veja o que abre e fecha na Grande Belém
Militares que atuarão no Círio terão ônibus gratuitos
Diante desse panorama, a Polícia Civil atuará por meio de ações operacionais para garantir atendimento à população 24h por dia, mantendo equipes sempre apostos para a realização dos procedimentos policiais em geral, como fiscalização de bares, restaurantes e similares, combate à poluição sonora e perturbação do sossego público, além de orientações jurídicas que se fizerem necessárias.
"Desde o início da semana, nossas equipes estão atuando para garantir um reforço extra nas unidades que compõem o roteiro das procissões e eventos do Círio para garantir o melhor atendimento a todos. A Polícia Civil estará atuando de forma contundente para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade", enfatizou o delegado-geral Walter Resende.
Efetivo reforçado
Conforme o planejamento da "Operação Círio 2022", a Polícia Civil empregará mais de 80 servidores das diretorias de Policiamento Metropolitano (DPM), Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) e Polícia Especializada (DPE), entre os quais estarão delegados, escrivães, investigadores e administrativos.
No decorrer dos eventos da quadra nazarena, a Polícia Civil também garantirá reforço em unidades policiais para garantir o pleno atendimento à população.
Medida que já foi iniciada desde a última segunda-feira (3), em virtude da chegada de romeiros que chegam caminhando pela BR-316, oriundos de vários municípios da Região Metropolitana em direção à capital.
Com o objetivo de garantir a segurança dos peregrinos, a estrutura policial nas unidades de Icoaraci, São Brás e Marambaia, em Belém, foram reforçadas. O mesmo ocorreu nas unidades dos municípios de Ananindeua (Seccional da Cidade Nova), Marituba e Benevides.
Romarias
No próximo sábado (8), quando são realizados o Círio Fluvial, Moto Romaria e a tradicional Festa da Chiquita, o esquema especial planejado pela PC também garantirá o reforço de efetivo nas unidades especializadas como a Delegacia Fluvial (DPFLU), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFVA) e Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH).
Durante a Trasladação, que também ocorre no sábado, e a grande Procissão da Festa, na manhã do próximo domingo (9), também haverá reforço nas Seccionais Urbanas dos bairros de São Brás e do Comércio, além da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que ficará responsável pela fiscalização das ocorrências relacionadas à poluição sonora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar