Mais de 30 mil pessoas já passaram pela 10ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC) desde que abriu as portas para visitantes, no último dia 5, no Parque Urbano Belém Porto Futuro. O evento é uma das principais programações realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae no Pará (Sebrae/PA) durante a quadra nazarena e ficará montada até amanhã, com entrada gratuita.
Segundo o Sebrae/PA, o principal objetivo da exposição é promover a cultura e divulgar e comercializar trabalhos de artesãos de vários municípios do estado, como Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Oeiras do Pará, Salvaterra e Santarém. Neste ano, o evento foi expandido e passou de 60 (2019) para 100 estandes, em uma área totalizando 1.700 metros quadrados.
As opções e os espaços amplos permitiram que os filhos do Leonardo Condurú, 39, brincassem a tarde toda entre os expositores. “Eles ficaram encantados com os instrumentos musicais feitos com materiais que são tirados da natureza. No meu caso, como sou um frequentador da Feira de Artesanato, venho por conta das atrações culturais”, declarou o engenheiro civil.
Para além dos instrumentos musicais citados pelo Leonardo, é possível encontrar ainda peças utilitárias, decorativas, brinquedos, fibras, miriti, balata e cerâmica, além de produtos com a temática do Círio de Nazaré. Na área de alimentação, são dez quiosques, com diversas comidas típicas, com o famoso tacacá, maniçoba, tacacá, caruru, doces, tortas, além de sorvetes para a criançada.
Esquadrilha da fumaça fez sucesso no Círio até com urubu
Vera Rodrigues, coordenadora da FAC, enfatizou que este é um dos eventos mais aguardados pelos visitantes e pelos profissionais. “Para esta edição recebemos mais de 300 inscrições, dos quais selecionamos 100 para estarem com a gente nesses dias. Já em relação aos visitantes, todos os anos muitos ficam aguardando a divulgação das datas para trazer a família. Posso afirmar que a feira está sendo um sucesso comosempre é”, detalhou.
RENDA EXTRA
O evento é resultado da fusão de duas iniciativas: a Feira do Miriti, específica do artesanato de miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em várias regiões paraenses. A 10ª edição da FAC já contabilizou mais de R$ 500 mil de faturamento só nos cinco dias de funcionamento.
Indústria paraense criou 5 mil novas vagas de trabalho
Uma das novidades é o estande da Cooperativa de Arte Feminina (Coostafe), grupo de 28 mulheres detentas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua, que produzem artesanatos como forma de profissionalização e renda. Os produtos criados por elas são muitos, mas o destaque são para as almofadas, bolsas, conjunto para mesa posta e toalhas com a temática do Círio.
De acordo com a presidente da Coostafe, Leilane Sales, 38, diversos negócios já foram fechados. “Está aqui é de suma importância. Um trabalho de reconstrução e resgate da vida. Ficamos felizes em poder participar desta grande programação, pois é uma forma de projetar os trabalhos dessas artistas e claro, ganhar uma renda extra com peças de qualidade e que tem conquistado o público”, afirmou.
Gabrieli Machado é veterana da FAC e apostou em acessórios personalizados feitos de tecidos. “Já superamos o que tínhamos pensado em termos de receita, algo que se aproxima dos 80%. Com essa atmosfera que a festa nazarena traz, os produtos que mais têm saído são laços e tiaras com algum tipo de citação ao Círio de Nazaré”, destacou a artesã de 39 anos.
“Cada ano é um renovo. As pessoas que compraram nos últimos anos trazem outras pessoas e o resultado é: as nossas vendas sempre ficam acima da média planejada. Outro detalhe é que com a feira conseguimos fazer negócios futuros, além de dar visibilidade para o mundo todo. Já vendi para italiano, dinamarqueses, entre outros turistas”, contou o artesão Alexandre Paulemy, 46.
Evelyn Marley, 26, está há dez dias na capital paraense e antes de voltar para a Bahia, comprou diversos itens para presentear a família e amigos. “Volto amanhã [terça-feira] para casa e gastei os últimos reais aqui. Estou levando alguns itens de miriti para enfeitar em casa e outros acessórios com a Imagem da Nossa Senhora para presente”, ressaltou a nutricionista.
O Sebrae Pará fechou uma parceria com a organização da 3ª edição do Festival Cultural de Nazaré e trouxe atrações culturais regionais e nacionais. A programação encerra nesta terça-feira, mas ainda haverá programação amanhã.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar