plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SEU BOLSO

Preços das frutas subiram até 66% na Grande Belém

Pesquisa do Dieese revela que levar uma vida saudável, recorrendo a uma boa fruta, afeta o bolso do consumidor

Imagem ilustrativa da notícia Preços das frutas subiram até 66% na Grande Belém camera As altas foram acima da inflação, cerca de 4,50%, para o período. | Celso Rodrigues / Diário do Pará

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese/PA), as frutas vendidas nas feiras livres e supermercados de Belém estão mais caras.

A pesquisa avaliou, entre janeiro e setembro de 2022, a evolução dos preços de abacate, abacaxi, acerola, banana prata, goiaba, laranja pera, limão, mamão, maracujá, melancia, melão amarelo e tangerina.

As altas foram acima da inflação, cerca de 4,50%, para o período. A laranja lidera com reajuste de 66,78% o quilo; o melão amarelo ficou 66,76% mais caro; melancia (54,92%), mamão (51,18%) e maracujá (47%) também subiram.

Gasolina e gás têm aumento no Pará, segundo a ANP

“Mesmo com uma diferença superior se comparado ao início do ano, estamos com um movimento considerado bom, o que mantém a média das nossas receitas. Agora a dica que eu deixo é: aproveitar para comprar neste mês, pois com a chegada do ano novo e o Natal, até as frutas mais doces podem ficar mais salgadas para o bolso”, afirmouo feirante Rafael Wendel.

Por outro lado, o abacate sofreu queda de 27,29%; goiaba vermelha (12,66%) e abacaxi (3,43%) foram outras que reduziram preços.

Para o Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), um dos principais motivos para a alta nos preços das frutas está no custo dos produtores agrícolas, entre eles, os fertilizantes. O Brasil importa o produto da Rússia e, por causa da guerra, os valores deste insumo aumentaram consideravelmente, fora o diesel que ainda é considerado alto e alimenta os caminhões que realizam o transporte desses produtos.

Preços das frutas subiram até 66% na Grande Belém
📷 |( Reprodução )
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias