Com o tema “Um só corpo e um só espírito”, a Comunidade Católica Casa da Juventude (Caju) realizará mais uma edição da Festividade de São João Paulo II, de 22 a 30 de outubro. A programação especial contará com celebrações litúrgicas, terços, carreata em honra ao santo padroeiro, apresentações musicais e espetáculo teatral em homenagem ao Cônego Raul Tavares, fundador da comunidade que faleceu no último dia 10 de setembro.
Segundo o coordenador da Festividade 2022 e membro da Caju, Lucas Bergh, o objetivo da festividade é, em primeiro lugar, divulgar a devoção a São João Paulo II, que teve como uma grande marca do seu papado a valorização da juventude. A coordenadora geral da Caju, Paula Daniela Vieira, também relembra essa proximidade do papa com os jovens. “São João Paulo II sempre motivou a juventude católica. Por isso a gente acredita que ele intercede por nós, principalmente por sermos um movimento de juventude”, destaca.
Ainda de acordo com Lucas, a escolha do tema da festividade vem num momento em que mundialmente e nacionalmente vivemos momentos de muitos conflitos, guerra e polarização política. “Achamos um tema muito relevante e que tem relação primeiro com o Evangelho, daí a escolha do lema ‘Que todos sejam um’ (João, 17, 21), mas também tem relação com São João Paulo II, que sempre foi um grande apóstolo da unidade”, comenta o coordenador.
PROGRAMAÇÃO
Para Etiene Mota, que participa das atividades da Caju e das suas festividades, o evento vai muito além de uma simples festa da Igreja. “É uma grande oportunidade de acolhimento e evangelização, onde a comunidade pretende não só homenagear um santo, mas contar a sua trajetória de vida através dos seus santos exemplos”, relata. Para ela, o sentimento é o de gratidão ao poder celebrar a Festividade após estes anos de pandemia.
“Após dois longos anos de muito medo e tristezas por tantas perdas, poder estar presente novamente em sua festividade é um sentimento muito mais que especial. É a certeza do infinito Amor de Deus através da intercessão do nosso tão amado São João Paulo II”, ressalta.
Lucas Bergh comenta que a programação está diversificada para atender os mais diversos públicos. “Além das missas, terços e momentos de espiritualidade e pregação, também haverá quermesse em todas as noites, apresentações musicais e um espetáculo que fará uma homenagem especial ao Padre Raul, fundador da Caju, que faleceu há pouco mais de um mês”. Além disso, o coordenador destaca que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará presente em missa presidida por nosso Arcebispo, Dom Alberto Taveira Corrêa. “Então a programação está muito bacana. Estão todos convidados a participar conosco!”, convida.
A programação acontecerá toda na Igreja de São João Paulo II, que fica localizada na Trav. Mauriti, 1753 (bairro Pedreira), com exceção do espetáculo teatral que será apresentado no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência.
SÃO JOÃO PAULO II E A CAJU
Karol Wojtyła nasceu na Polônia, em 1920. Foi eleito papa em 1978, quando assumiu o nome de João Paulo II, e seu pontificado foi marcado pela missionariedade e diálogo: fez 104 Viagens Apostólicas pelo mundo, falava 11 línguas, e sempre trabalhou para construir pontes entre as diferentes nações e religiões, em nome do Ecumenismo.
João Paulo II publicou inúmeros documentos e textos apostólicos. Foi ele quem promulgou o Catecismo da Igreja Católica. Também criou a Jornada Mundial da Juventude e era reconhecido por sua profunda devoção à Nossa Senhora. Faleceu em Roma, no dia 2 de abril de 2005. Seu pontificado foi o terceiro mais longo da história, depois de São Pedro e de Pio IX. Foi beatificado em 2011, por seu sucessor imediato, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014.
Por seu carinho e proximidade com a juventude, a Caju cultivou um apreço especial pelo papa. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, autorizou que usassem nome dele na igreja da comunidade a partir da sua beatificação. A Igreja de São João Paulo II, inaugurada em 2015, recebeu uma Relíquia ex sanguine (uma gota de sangue) de São João Paulo II, vinda de Roma.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
22/10 – SÁBADO: DIA DE SÃO JOÃO PAULO II
15h: Terço da Misericórdia (online pelo Instagram @comunidadecaju)
17h30: Missa de Abertura Presidida pelo Pe. Paulo João (Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá)
18h: Terço Mariano (online pelo Instagram @comunidadecaju)
20h: Quermesse com animação musical de Luciana Rodrigues
23/10 – DOMINGO: CARREATA
9h: Missa dos Jovens
10h: Carreata em homenagem a São João Paulo II
17h: Missa das Crianças
20h: Quermesse com show de talentos para crianças
24/10 – SEGUNDA-FEIRA:
19h: Missa festiva
20h: Pregação: “A piedade Mariana de São João Paulo II” com Pe. Lucivaldo Corrêa
20h: Quermesse com apresentação musical de Camila Camarinha
25/10 – TERÇA-FEIRA:
19h: Missa festiva
20h: LIVE Renascer Belém na Festividade, com música e partilhas
20h: Quermesse
26/10 – QUARTA-FEIRA
19h: Missa presidida pelo Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira Corrêa, e visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
20h: Quermesse com animação da Comunidade Sementes do Verbo
27/10 – QUINTA-FEIRA
19h: Missa Festiva, seguida de Adoração, com o Pe. Sávio Ribeiro (Natal-RN)
20h: Quermesse
28/10 – SEXTA-FEIRA
19h: Missa Festiva
20h: Espiritualidade Musical com os cantores Ariane Subtil e Nicholas Motta
20h: Quermesse
29/10 – SÁBADO
10h: Missa Festiva
19h: Espetáculo teatral “Padre Raul: missionário da Alegria”, no Teatro Estação Gasômetro
30/10 – DOMINGO
10h: Missa de Encerramento
SERVIÇO:
FESTIVIDADE SÃO JOÃO PAULO II 2022 DA COMUNIDADE CAJU – 8ª edição
Data: 22 a 30 de outubro de 2022.
Local: - Igreja São João Paulo II (Trav. Mauriti, 1753, entre as Avenidas Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval, Pedreira, Belém do Pará);
- Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, São Brás).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar