Neste 28 de outubro, “Dia Nacional do Servidor Público”, o Sindicato dos Servidores do Fisco do Pará (Sindifisco-PA) lança a versão virtual do flash mob para lembrar que “Todo Mundo Precisa do Serviço Público”.
Apresentado em frente ao Theatro da Paz, o flash mob provocou uma pausa no 31 de julho. Foram cinco minutos para ouvir e se envolver com a apresentação que teve sons de instrumentos do dia-a-dia do funcionalismo e personagens de várias áreas para mostrar que tem serviço público em todo lugar - na limpeza das ruas feita por garis, na segurança feita por policiais, no ensino desenvolvido por professores, no socorro prestado pelas equipes de saúde.
Nas últimas décadas, os ataques à categoria cresceram. Um deles é feito pela propagação das "fake news”, como são classificadas as notícias mentirosas sobre a atuação do servidor e as instituições multiplicadoras da educação e da ciência.
Para a realização da performance, o Sindifisco-PA contou com a colaboração de artistas de renome e pesquisadores de diferentes áreas. A direção musical, cênica e geral foi do regente e professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Vanildo Monteiro. O compositor, técnico de áudio e diretor musical Thiago D’Albuquerque foi responsável pela composição da peça musical. Já a direção cênica e coreografia foram criadas pela bailarina, diretora artística e produtora cultural Ana Unger.
“O público entendeu perfeitamente a mensagem porque a arte tem o poder de chegar diretamente no coração das pessoas. Todo o elenco ficou emocionado com a proposta”, diz Ana Unger.
“Nós, sindicalistas, temos que ir além do lugar comum. É um dever, uma obrigação para com a sociedade. E a conexão entre a arte e o serviço público é perfeita porque são ofícios que exigem dedicação, estudo, compromisso e sensibilidade”, afirma Charles Alcantara, presidente do Sindifisco.
O Flash Mob é uma apresentação que reúne várias pessoas de forma repentina para uma apresentação rápida. Uma das características desse tipo de performance é a aparição em locais públicos, com grande movimentação. Assim como se juntam de forma que parece ser despretensiosa, os participantes se dispersam no meio do público em poucos minutos.
Para dar vida ao Flash Mob da entidade, em frente ao Theatro da Paz, foram reunidos percussionistas, dançarinos, atores, figurantes e outros instrumentistas, totalizando cerca de 50 “mobers”. Eles cumpriram uma agenda de ensaios individuais e em grupo, envolvendo experimentações cênicas, coreográficas e musicais.
A partir desta sexta-feira (28), em comemoração ao Dia do Servidor Público, a obra ganha a rede mundial de computadores por meio das redes do Sindifisco.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar