Os eleitores da capital paraense estão enfrentando muitas dificuldades com transporte para se deslocarem até os seus locais de votação. Segundo reclamações e denúncias de usuários, os motoristas não estão respeitando o decreto 105.404, que visa facilitar o acesso ao eleitor ao voto com a gratuidade nos transportes públicos.
Além da demora dos ônibus e da queima de paradas dos motoristas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também fez abordagens indevidas nos coletivos, intimando eleitores e impedindo que eles exerçam o direito ao voto, mesmo após determinação de ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
PRF descumpre decisão de Moraes e multiplica abordagens
PRF para ônibus no PA e eleitores dizem não conseguir votar
Diante desse cenário relatado pela população, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, determinou uma força-tarefa para fazer valer a gratuidade nos transportes e o deslocamento das população até o local de votação. "Determinei o início imediato de uma força tarefa, com agentes da Semob e Guarda Municipal, para garantir o cumprimento do decreto que autoriza o passe livre nos ônibus de Belém, e o direito ao transporte coletivo neste domingo", afirmou em uma rede social.
Determinei o início imediato de uma força tarefa, com agentes da Semob e Guarda Municipal, para garantir o cumprimento do decreto que autoriza o passe livre nos ônibus de Belém, e o direito ao transporte coletivo neste domingo.
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) October 30, 2022
Ele ainda informou que já acionou a Setransbel para que a medida seja acatada e ressaltou que em caso de irregularidades, o eleitor não deixe de denunciar. "Peço também que toda denúncia de falta de coletivos incomum ou queima de parada seja, se possível fotografada ou filmada, e feita para a Semob", reforçou.
Já acionamos a Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário da capital (Setransbel) para o cumprimento do decreto 105.404 de 18 de outubro de 2022, que visa facilitar o acesso do eleitor ao direito ao voto.
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) October 30, 2022
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar