Poucas horas depois da confirmação da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, o TSE concluiu a apuração dos votos em todas as urnas do Brasil. O resultado mostra que, assim como esperado, a polarização que dividiu o país refletiu diretamente na pequena diferença na quantidade dos votos entre os dois candidatos que disputavam o 2º turno.
No Pará, a diferença foi ligeiramente maior. Lula (PT) conquistou 54,75% da preferência do eleitorado, enquanto Jair Bolsonaro (PL), 45,25% dos votos válidos. Porém, chama a atenção a divisão da escolha entre os candidatos em diversas cidades do Pará.
Veja também:
Apoiadores comemoram eleição de Lula em Belém
Helder, Edmilson e outras autoridades parabenizam Lula
Observando o mapa elaborado pelo jornal Diário do Pará, com base nos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível notar uma predominância na preferência pelo candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL) na porção mais ao sul e oeste do estado.
Já mais ao norte, Lula venceu na maior parte dos municípios, apesar de, em algumas cidades, Bolsonaro ter sido mais votado, como Ananindeua e Castanhal.
Em alguns municípios, a diferença entre os candidatos chegou a ser menor que 300 votos, como Eldorado dos Carajás, Anajás e Sapucaia, onde Lula venceu por apenas 78 votos de vantagem.
CONFIRA O MAPA
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar