Descentralização da mamografia pode se tornar uma política pública de Estado no Pará. É o que defende o Projeto de Indicativo n° 36/2021 que institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde, no Estado do Pará.
O objetivo é levar de forma itinerante (por estradas ou pelos rios) o exame de mamografia até as mulheres, cumprindo assim a busca ativa das ocorrências, aumentando as chances de cura.
O cardiologista e deputado estadual Dr. Jaques Neves (União) é o autor do projeto que foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária da Alepa, no dia 1 de novembro e que deve seguir para a apreciação do governo do Estado.
Inclusão digital de idosos
A inclusão digital da pessoa idosa, por meio de oficinas e outras ações, poderá ser obrigatória com a sanção do Projeto de Lei nº 377/2021, de autoria da deputada Professora Nilse, aprovado em redação final. A matéria, que dispõe sobre ações do Conecta Melhor Idade, segue para avaliação do chefe do Executivo estadual, governador Helder Barbalho e dispõe sobre a instituição de uma campanha permanente de inclusão digital, voltada para pessoas com idade acima de 60 anos. Entre as ações previstas estão capacitar a pessoa idosa, através de oficinas de inclusão digital, para o uso das novas tecnologias da informação; e incentivar a sociedade civil para que estabeleça programas voluntários para fortalecer a conexão das pessoas de diferentes gerações, gêneros e culturas, envolvendo a inclusão digital.
Homenagem
Também foi aprovado em Sessão o Projeto nº 460/2021, de autoria da deputada Dra Heloisa. A ementa dispõe sobre a denominação do Hospital de Pronto Socorro em construção em Belém. A parlamentar propõe que a unidade de saúde receba a titulação de “Dr. Roberto Hesketh Cavallero de Macedo”, médico radiologista referência nos diagnósticos por imagem em território paraense. Mais conhecido entre os seus pares da medicina, pacientes e amigos como Dr. Roberto Macedo, foi patrono do Núcleo Acadêmico do Sindicado dos Médicos, tributo feito pelos primeiros diretores ao assumirem o núcleo, com justa homenagem pelo seu trabalho, dedicação e generosidade no trato de seus pacientes que ficou notória, por exemplo, quando transformou a Unidade Municipal de Saúde Bengui II, mesmo em meio à crise, em uma unidade de referência, organizando o atendimento e aplicação de uma medicina de qualidade e humanizada.
Unale
O deputado Raimundo Santos (PSD) representará novamente a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) na 25a. Conferência da Unale, que ocorrerá em Recife no período de 9 a 11 de novembro, cujo tema será “Rumo ao Parlamento do Futuro”. Destaque entre os conferencistas na edição 2021 da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, o parlamentar, que é um dos tesoureiros da entidade e exerce o cargo de ouvidor-geral da Alepa, está novamente relacionado entre os palestrantes centrais do evento, considerado já no ano passado o mais tecnológico e interativo da América Latina.
Escola Bíblica de Férias
Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Pará o Projeto de autoria do deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos) que institui o mês da Escola Bíblica de Férias — EBF, a ser realizado anualmente nos meses de julho e janeiro. Para a realização da Escola Bíblica de Férias, o Estado poderá disponibilizar a estrutura da rede pública Estadual de ensino infantil. E as comemorações relativas ao mês da Escola Bíblica de Férias compreenderão: atividades educacionais, palestras, exposição de materiais de ensino religioso, entretenimento e lazer, visando a integração social da criança e do adolescente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar