plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ANTIDEMOCRÁTICA

Manifestação golpista completa uma semana na Almirante

Manifestantes vestidos de verde e amarelo não aceitam o resultado das eleições diante da derrota de Jair Bolsonaro e pedem “intervenção militar” no governo. Até faixa em inglês eles penduram na passarela

Imagem ilustrativa da notícia Manifestação golpista completa uma semana na Almirante camera Há uma semana, golpistas permanecem acampados e atrapalhando o trânsito na Almirante Barroso | Celso Rodrigues / Diário do Pará

Uma semana após a derrota do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) nas eleições, um grupo de manifestantes com pautas antidemocráticas continua acampado em frente ao 2º Batalhão de Infantaria de Selva, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, em Belém.

Os manifestantes pedem às forças armadas intervenção militar e denunciam suposta fraude nas eleições que decretaram a derrota de Bolsonaro e a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao comando do país, através do voto. O ato golpista levanta teses de eventual fraude nas urnas eletrônicas, sem comprovação.

Golpistas exibem faixa em inglês pedindo intervenção militar

Na manhã deste domingo (6), os manifestantes, em número de aproximadamente 50 pessoas, se espalharam pela calçada do quartel do Exército e na ciclovia da Almirante Barroso. A principal via de Belém segue com fluxo normal de veículos, porém, o pedestre ou ciclista que deseja se locomover neste trecho da avenida deve procurar outras rotas, já que os espaços foram ocupados por tendas e barracas de camping. A reportagem do DIÁRIO esteve nesta manhã no local e constatou a presença de crianças e até de cachorros levados por pais e tutores, respectivamente, à manifestação.

FAIXAS EM INGLÊS

Faixa em inglês pede intervenção das forças armadas na democracia brasileira
📷 Faixa em inglês pede intervenção das forças armadas na democracia brasileira |Irene Almeida

Já durante a tarde, os manifestos pró-Bolsonaro continuaram, mesmo com o tempo nublado. A Polícia Militar do Pará acompanhou a manifestação. E diante do volume de veículos, equipes da Semob também foram deslocadas para o local. De tempos em tempos, os golpistas fazem vídeos e transmissões ao vivo pelas redes sociais para chamar os amigos a comparecerem.

Com o decorrer da tarde, mais pessoas e inclusive crianças levadas por pais e tutores chegavam pela calçada do quartel do Exército e na ciclovia da Almirante Barroso, com barracas e cadeiras de apoio, vendedores ambulantes e faixas de toda ordem espalhadas, como uma colocada em uma passarela com os dizeres “S.O.S Military Forces Save Brazil”, com isso, um engarrafamento foi se formando no sentido de São Brás.

A Constituição Federal estabelece que é livre a manifestação do pensamento. A liberdade de expressão, porém, não é um direito absoluto e não protege discursos que ferem a legislação e atacam o próprio Estado. “Quando a manifestação passa a atingir algo que é considerado ilícito, o próprio Poder Judiciário vai criar as balizas e permitir essa manifestação ou não. A apologia ao nazismo e à intervenção militar violam bens jurídicos que são tutelados pelo Estado e que devem ser preservados”, diz Alexandre Wunderlich, professor de direito penal da PUC-RS e autor do livro “Crime Político, Segurança Nacional e Terrorismo”, em entrevista à Folha de S. Paulo, dada nos últimos dias.

Manifestação golpista completa uma semana na Almirante
📷 |DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias