Quem procurou o Terminal Rodoviário de Belém ontem de tarde (11), encontrou o local tranquilo, com cadeiras vazias e baixa movimentação para um feriado prolongado da Proclamação da República.
Ana Parente, 64 anos, autônoma, estava no terminal apenas esperando o horário de saída do próximo ônibus para a Vila dos Cabanos. Ela disse que vai aproveitar o Círio de Barcarena. “Eu geralmente viajo de barco para a Vila dos Cabanos, onde eu moro, mas com as chuvas constantes achei arriscado e preferi voltar de ônibus. Irá acontecer no domingo o Círio de Barcarena, tenho algumas amigas na cidade, vou aproveitar para comer muita maniçoba na casa delas”, conta.
Programas Bora Belém e Banco do Povo devem continuar em 2023
Já Edila Silva, 39 anos, vendedora, moradora de Belém, irá aproveitar o feriadão com os amigos. “Consegui essa folga prolongada, aproveitei para viajar com meus amigos, vamos passar os 4 dias em um balneário em Peixe Boi”, disse.
A atendente de guichê Marcia Reis relatou que a procura de passagens foi grande pela parte da manhã. “Na verdade, o movimento está até bem tranquilo para o esperado, o movimento foi maior pela parte da manhã. A maioria dos passageiros adiantou a compra de suas passagens. Acreditamos que amanhã [hoje] o fluxo será intenso”, comentou.
Os destinos mais procurados de viagens dentro do Estado são Mosqueiro, Bragança, Vila dos Cabanos, Acará, Marudá, Salinas, Vigia, Cametá e Abaetetuba.
Comércio deve gerar 4,2 mil vagas de trabalho temporário
ESTRADA
Já o trânsito de saída de Belém era intenso ontem à tarde, a partir do desvio para veículos do km 4,4 ao 5,5 da BR-316, em Ananindeua, sentido Belém-Marituba, de acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
A mudança no trânsito é necessária para que seja executada a drenagem prevista no projeto de requalificação da BR-316. Equipes do Detran e da Polícia Militar (PM) estão orientando condutores e transeuntes na operação, que deve durar 90 dias neste trecho.
Os carros de passeio e motos devem entrar pelo desvio para acessarem as duas pistas de concreto do futuro BRT. Veículos pesados devem se manter na faixa aberta na BR. Pedestres e ciclistas devem transitar no trecho em uma faixa exclusiva na calçada.
Durante o trecho, os motoristas que estão pegando a estrada para curtir o feriado prolongado devem ter paciência e atenção para seguir com segurança na via.
Bairro da Pratinha registra surto de Doença de Chagas
Cerca de 100 agentes de fiscalização de trânsito atuarão em 26 municípios de todas as regiões do Estado, com medidas preventivas, educativas e repressivas, garantindo a fluidez do trânsito e o controle de fluxo para o feriado. Haverá ainda postos de fiscalização a mais em alguns balneários, como Mosqueiro e Salinas.
O agente de trânsito Almir Silva explica que o fluxo de carros ocorre com um pouco de lentidão por conta do desvio, mas nada fora do esperado. “Talvez o fluxo se intensifique na noite de hoje (ontem) e amanhã (sábado), por conta que o Estado decretou feriado desde segunda-feira (14), então muita gente deve pegar estrada para as principais praias litorâneas, como Mosqueiro, Salinas, Barcarena e Bragança”, pontua.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar