Em apenas 4 anos o Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) aumentou em 84% o processo de análise e concessão de benefícios: entre 2019 e 2022, o Instituto deferiu 11.636 concessões de pensão, aposentadoria, reforma e reserva remunerada, 5.335 a mais do que o volume liberado de 2015 a 2018, quando concedeu 6.301 benefícios previdenciários.
Apenas este ano, os técnicos do Igeprev analisaram e concederam 3.746 benefícios, sendo 725 deferimentos acima do índice alcançado no ano anterior, que encerrou com 3.021 concessões. “Esse aumento da produtividade é resultado da política de investimentos para aquisição de equipamentos, sistemas de segurança e principalmente, capacitação e valorização dos servidores. Aumentamos o quadro funcional realizando processo seletivo em 2021, o maior já feito pelo Igeprev, com 120 vagas. Com isso, foi possível agilizar, racionalizar os procedimentos e as análises dos processos”, informa o presidente Giussepp Mendes.
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Apesar da demanda por aposentadoria ser alta, o Igeprev está em dia com a análise de requerimentos de benefícios. O estoque de solicitações de pensão por morte, revisão de pensão e auxílio funeral vem caindo significativamente. Em agosto deste ano, eram 523 processos de pensão, 520 de revisão de pensão e 272 de auxílio funeral pendentes de análise conclusiva. Hoje são, respectivamente, 230, 250 e 34 processos aguardando análise.
Além disso, outros 138 processos de pensão por morte já foram analisados, mas ainda não foram concluídos por ausência de documentos obrigatórios. O Instituto já fez contato com os interessados por e-mail, carta e citação no Diário Oficial do Estado, além de divulgar nos jornais de grande circulação, e agora aguarda resposta. A autarquia publicou este ano 6 editais de citação, intimando 897 interessados com pendências documentais, não localizados por notificação postal e ou aqueles que ainda não haviam sido intimados sobre a conclusão de seus processos. Esses chamados também têm contribuído para redução do estoque de requerimentos.
Em 2021, período crítico da pandemia do novo coronavírus, o Instituto teve um aumento de 224%, em comparação ao ano anterior, nas solicitações de pensão por morte, quando foi necessário criar uma força tarefa, realocando servidores de outros setores para somarem esforços na análise dos requerimentos.
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Entre as estratégias para expansão e descentralização dos serviços previdenciários, o Igeprev fortaleceu os canais de atendimento com os segurados. Além da Central, na sede do órgão, e das Estações Cidadania e Terminal Hidroviário, em Belém, aposentados e pensionistas têm outras nove opções para atendimento presencial, que são três unidades móveis e agências do Igeprev em Castanhal, Abaetetuba, Capanema, Altamira, Santarém e Marabá.
Estão disponíveis mais oito opções para contato por telefone ou via Internet, por WhatsApp, chat, requerimento virtual, sistema E-SIC, “Fale com o Presidente” e Ouvidoria.
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