Quando se fala em comportamento empreendedor, não é incomum relacionar o termo, de imediato, à liderança do negócio. Mas a verdade é que o desenvolvimento de habilidades comportamentais que visem alavancar os resultados da empresa conforme o plano de negócios estabelecido também pode e deve estar presente entre os colaboradores e demais pessoas que fazem o negócio. Cabe à liderança potencializar essas atitudes no seu time.
A gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae no Pará, Leda Magno, explica que o comportamento empreendedor pode estar presente em diferentes ambientes, incluindo, claro, o ambiente empresarial. Nesse caso, o foco está no papel da liderança, no quanto é importante para o negócio ter um líder que influencia, que motiva, que gere adequadamente uma plataforma de mercado e conexões, mas não se pode esquecer que, dentro desse perfil, o colaborador também pode ter esses elementos presentes. “É quando a gente fala do empreendedorismo intraorganizacional, que é o colaborador que tem uma produção, uma entrega e uma eficiência e que consegue alavancar os resultados da empresa a partir desse comportamento que ele vem desenvolvendo. Então, as lideranças precisam, também, potencializar essas atitudes de seus colaboradores para que o processo se alinhe e seja direcionado dentro daquele objetivo organizacional”.
Para entender melhor de que atitudes são essas, é preciso compreender, antes de tudo, o que caracteriza o tão falado comportamento empreendedor. Leda Magno considera que falar de comportamento empreendedor é falar de características comportamentais que são inerentes ao ser humano. “Algumas delas são exercitadas com mais evidência no dia a dia, por situações que você experimenta e que vão se desenvolvendo ao longo dos anos. Então, a gente tem dez características comportamentais que embasam esse comportamento empreendedor”.
A primeira delas é a busca de informações, quando o empreendedor busca entender o que está acontecendo no mercado, busca entender o tipo de negócio que está trabalhando, as tendências, o que está na moda e o que o consumidor prefere consumir. “Todas essas informações, sejam elas de conhecimento de gestão ou gerenciamento, auxiliam o empreendedor em uma segunda característica, que é o processo de planejamento e monitoramento”, relaciona. “Quando você tem informações, você começa a planejar com aquelas informações que você possui, fazendo com que todo o processo passe a ser revisado constantemente porque você monitora. Se aquela estratégia que você colocou para posicionar um produto ou serviço está embasada por essas informações, você toma decisões baseadas em fatos, em evidências que lhe dão segurança e permitem você conduzir outra característica comportamental que é correr risco de forma calculada”.
Adotando esses comportamentos, o empreendedor passa a ter um processo em que informações gerenciais dão suporte e balizam a sua condução na tomada de decisão. Nesse contexto de mercado, ele também acaba atuando com oportunidades, que é outra característica esperada. “O empreendedor vê em uma dificuldade, necessidade ou desafio, uma oportunidade de agregar valor ao que ele já faz, mas também de abrir o próprio negócio ou reposicionar o seu negócio”, considera Leda. “Então, são características comportamentais que evidenciam e que geram resultado porque ele passa a exercer, também, um comportamento mais relacional. Ele se aproxima de grupos sociais, de potenciais fornecedores, de clientes, de parceiros e começa a estabelecer um network e isso auxilia, também, que ele feche e cruze negócios”.
Nesse sentido, o comportamento empreendedor está ligado a elementos comportamentais que estão presentes e que vão sendo aprimorados, desenvolvidos mediante situações vivenciais, ou seja, na prática. “Quanto mais oportunidades você tem como empresário, como empreendedor e como potencial empresário de exercer esses comportamentos, mais evidente e melhor é o resultado para o seu negócio”, avalia Leda Magno, ao relacionar os efeitos gerados quando esse comportamento também é estimulado entre os colaboradores. “Aí a gente fala do gerenciamento do negócio. Uma empresa não se sustenta em uma única pessoa, a gente sempre fala da importância de se estruturar a gestão do negócio também pelo elo das pessoas. Uma empresa é envolta por pessoas e elas, em sua complexidade, precisam entender, se apropriar dos conceitos, analisar a missão da empresa e, a partir daí, estruturar esses processos e dar o monitoramento e o suporte necessários para que cada um, dentro das suas rotinas, possa fazer as suas entregas devidamente como está dentro do planejamento da empresa”.
EMPREENDEDOR
Confira as 10 maiores características do empreendedor, segundo o Sebrae.
1. Iniciativa e busca de oportunidades
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança
Fonte: Sebrae. Disponível em: https://www.sebrae. com.br/sites/PortalSebrae /ufs/am/artigos/as-10-maiores-caracteristicas-do-empreendedor, e7d4d2391f45f710VgnV CM100000d701210aRCRD
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