plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
AÇÃO

Pará: Justiça suspende reintegração de posse pedida pela BBF

O pedido de reintegração foi ajuizado pela empresa Brasil Bio Fuels (BBF), em desfavor dos membros da Associação Indígena Tembé do Vale do Acará, que residem no imóvel.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Pará: Justiça suspende reintegração de posse pedida pela BBF camera Justiça atendeu ao pedido do MPPA. | Reprodução

Em atendimento ao pedido do Ministério Público do Estado do Pará, por meio da Promotoria de Justiça Agrária da Região de Castanhal, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou, nesta terça-feira (29), a suspensão da operação de reintegração de posse do imóvel Fazenda Campos Belo, localizado na zona rural do município de Tomé-Açu.

O pedido de reintegração foi ajuizado pela empresa Brasil Bio Fuels (BBF), em desfavor dos membros da Associação Indígena Tembé do Vale do Acará, que residem no imóvel.

A ação estava prevista para ocorrer no dia 30 de novembro, porém, a Promotora de Justiça Agrária da Região de Castanhal Ione Missae da Silva Nakamura, por meio do Ofício 852/2022-MP/8oPJ, e a Associação Indígena Tembé do Vale do Acará pleitearam a suspensão do cumprimento da medida, com base na decisão proferida pelo Superior Tribunal Federal na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828.

Em sua última atualização, a ADPF 828 estabeleceu um regime transitório de cumprimento de decisões de desocupações coletivas em áreas rurais, com a previsão de diversas medidas de natureza administrativa, inclusive a imediata criação, pelos tribunais de justiça e regionais federais, de comissões de conflitos fundiários que possam servir de apoio operacional aos Juízes nessas demandas.

De acordo com a ADPF, a Comissão de Conflitos Fundiários deve ter a atribuição de realizar visitas técnicas, audiências de mediação e, principalmente, propor a estratégia de retomada da execução de decisões suspensas pela presente ação, de maneira gradual e escalonada. As medidas visam reduzir os impactos habitacionais e humanitários em casos de desocupação coletiva.

O Juiz de Direito da comarca de Tomé-Açu acatou o pedido e determinou a suspensão da reintegração de posse até a adoção das providências estabelecidas na ADPF 828, para o cumprimento da liminar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias