No final da manhã desta quinta-feira (1), os sete conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) votaram para eleger os membros que assumirão a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria e a Ouvidoria da instituição pelos próximos dois anos.

Por unanimidade para os quatro cargos, foram eleitos o conselheiro Antonio José Guimarães para presidente, conselheiro Lúcio Vale para vice-presidente, conselheiro José Carlos Araújo para corregedor e conselheiro Sérgio Leão para ouvidor do TCMPA. 

A eleição foi conduzida pela presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz, junto com a procuradora de Contas dos Municípios, Elisabeth Massoud Salame da Silva, e teve a transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da Corte de Contas.

O conselheiro Antonio José é o atual vice-presidente e, a partir de janeiro do ano que vem, assumirá a Presidência, Segundo ele, dará continuidade aos projetos iniciados na gestão da atual presidente Mara Lúcia e novas ações a fim de fortalecer o controle externo e social, com atuação tempestiva do Tribunal no julgamento das contas e correta aplicação do dinheiro público para melhorias das políticas municipais. 

Antonio José também destacou a importância do trabalho pedagógico feito pela Corte de Contas junto aos 144 municípios paraenses, citando os mais de 14 mil gestores e servidores públicos capacitados entre os anos de 2021 e 2022, por meio das atividades da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, onde ele exerce o cargo atual de diretor geral.

A posse dos conselheiros eleitos do TCMPA para o biênio 2023-2024 ocorrerá em janeiro do ano que vem.

Presidente eleito

O conselheiro Antonio José Costa de Freitas Guimarães foi eleito, por unanimidade, o novo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará.

O conselheiro é natural de Belém-PA, tem 70 anos e é formado em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. Foi funcionário público federal do Ibama, onde atuou em vários cargos, como delegado estadual e presidente nacional do IBDF.

Foi diretor do Ministério do Interior, secretário de Assistência Social do Ministério da Previdência, secretário parlamentar, assessor técnico do Senado Federal, secretário de Estado de Integração Regional e de Assuntos Institucionais do Pará. É conselheiro do TCMPA desde 2012, onde está vice-presidente no biênio 2021-2022 e diretor geral da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”.

Leia também:

Polícia desmonta ponto de tráfico de drogas em Mosqueiro

Jovem é morto no Irã ao comemorar derrota do país na Copa

Motorista de caminhão foge após acidente com vítima fatal 

Conselheiros eleitos do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA). Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS