plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
EM BELÉM

Estado promove ações de prevenção contra a AIDS

No Dia Mundial de combate à doença, a programação foi promovida na Usipaz da Cabanagem, com distribuição de preservativos, além de atividades educativas e realização de testes rápidos.

Imagem ilustrativa da notícia Estado promove ações de prevenção contra a AIDS camera Durante todo o mês, a ação da Sespa irá percorrer outras usinas da capital, além do mercado do Ver-o-Peso. | Celso Rodrigues / Diário do Pará

No Dia Mundial de Combate e Luta Contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira (1º), o Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), iniciou as ações de prevenção contra o HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Com o tema “IST Não! Atenção, Cuidado e Prevenção”, a programação de abertura contou com diversas atividades educativas e realização de testes rápidos na Usipaz da Cabanagem, em Belém.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde, revelaram que no ano passado o Pará registrou 2.952 ocorrências de casos de HIV, seguidos por mais 2.217 casos em 2022, até o momento. Já os casos de Aids, ou seja, quando o indivíduo portador do vírus HIV manifesta alguma doença oportunista, foram registrados em 2021 um total de 839 ocorrências, seguidas por mais 733 casos este ano, até o momento.

A coordenadora estadual de IST/Aids, Andrea Miranda, lembra a importância da realização dos exames que ajudam a detectar a doença. “A Aids é coisa séria e a informação é muito importante, porque ela quebra tabus e preconceitos. Então, quanto mais cedo souber meu estado sorológico, eu posso estar fazendo meu acompanhamento. A gente precisa, realmente, passar essa informação e ter todo esse acompanhamento”, destacou.

Durante a ação, o público presente pôde participar de roda de conversas, e outras atividades que abordaram a questão do HIV como, por exemplo, prevenção, formas de transmissão e a importância do teste rápido que é disponibilizado gratuitamente e sigiloso. “O resultado é obtido em 20 minutos e, caso seja necessário, o usuário é encaminhado para um serviço de atendimento especializado”, pontuou a coordenadora.

A diarista Alessandra Castro, 40, elogiou a iniciativa do estado. “Para a gente que mora aqui na comunidade e também, para outras pessoas de bairros próximos, é muito bom ter ações de orientação, cuidado e saúde como essa. Sabemos que a partir de um teste rápido, dependendo do resultado, é possível garantir todo o assistencialismo e atendimento necessário para seguir a vida com bem-estar”, disse.

Programação

Dezembro

- A programação segue com ações ao longo do mês de dezembro, em todos os municípios paraenses. Na Região Metropolitana de Belém, as atividades serão ainda realizadas no Mercado do Ver-o-Peso (03/12) e nas Usinas da Paz de Marituba (04/12), Cabanagem (10/12), Bengui (11/12), Icuí (17/12) e Jurunas (18/12), sempre no horário de 8 às 13 horas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias