O Instituto Federal do Pará (IFPA) abrirá, na próxima segunda-feira (12), as inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2023 para os cursos técnicos integrados, subsequentes e de graduação. Somente em Belém, 1.740 vagas serão ofertadas, sendo 590 somente para os cursos de graduação.
Para os cursos técnicos na modalidade integrada ao Ensino Médio, serão 415 vagas. Outras 735 vagas foram disponibilizadas para quem já concluiu o Ensino Médio, mas pretende fazer um curso técnico.
Estado entrega oitava Usina da Paz na Terra Firme
Desta vez não haverá provas do tipo "vestibulinho" para os alunos que almejam ingressar nos cursos técnicos de Nível Médio (integrado e subsequente). A seleção será feita com base na análise de documentos e do histórico escolar dos últimos dois anos do Ensino Fundamental - que deverá ter sido concluído até este ano letivo de 2022.
Terão peso maior as notas alcançadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Já para quem pretende ingressar nos cursos de Graduação, o critério de seleção será feito com base na pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Podem concorrer, os estudantes que fizeram o Enem nos últimos três anos letivos (2020, 2021 ou 2022).
O período de inscrições inicia às 14h do dia 12 de dezembro de 2022 e segue até às 23h59 de 03 de janeiro de 2023 e serão feitas exclusivamente pela internet, através do site https://prosel.ifpa.edu.br.
Custo da cesta básica aumenta em 12 capitais brasileiras
Só será admitida uma inscrição por CPF. Se algum candidato realizar mais de uma inscrição, será validada somente a última e após finalização do cadastro, o candidato não poderá alterar as informações.
Cotas
Do total de vagas ofertadas por curso e turno, no mínimo 50% são reservadas a candidatos egressos de escola pública, e constituem o sistema de cotas, os outros 50% são denominadas de modalidade de Ampla (AC) ou concorrência geral. Das vagas ofertadas como AC, 50% serão destinadas para as políticas de ações afirmativas próprias do IFPA.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar