Na noite deste sábado (10), as principais ruas da bucólica ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, foram tomadas por uma multidão que acompanha a Trasladação da imagem de Nossa Senhora do Ó da Igreja Matriz até a Capela do Sagrado Coração. A caminhada faz parte das 13 procissões oficiais do Círio de Mosqueiro. No domingo (11), o segundo de dezembro, ocorre a maior de todas as romarias que é o Círio propriamente dito.
Mosqueiro terá frota de ônibus reforçada no final de semana
Este ano a festividade voltou ao formato tradicional, com os carros dos anjos e a corda dos promesseiros - que não é atrelada à berlinda, como ocorre no Círio de Nazaré, em Belém. Em 2020 e 2021 a programação não contou com procissões em virtude do período mais crítico da pandemia. Em 2022, o tema da festa é "Maria por uma igreja sinodal" o Círio de Mosqueiro chega a sua 137ª edição.
"A espiritualidade do círio é a esperança, que nos renova, nos traz ânimo e também traz este sentido profundo da própria vida, de estar no encontro profundo com o próprio Jesus. O círio aponta para isto! Maria, no estado avançado de gravidez, está apontando para nós que vem, para nós, o Salvador.", disse o cônego Cristóvão Freitas, pároco da Igreja Matriz de Mosqueiro.
A diretoria da Festa estima que entre 15 a 20 mil pessoas participem do Círio neste domingo. "A Trasladação deve reunir de 7 a 8 devotos e tudo vem se ocorrendo conforme o planejado", frisou Fernando Feitosa, diretor.
Internautas, que participam da Trasladação compartilharam vídeos das homenagens a Nossa Senhora do Ó. Veja:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar