A vacinação contra a Covid-19 e também as vacinas que fazem parte da rotina das salas de vacinação voltam a estar disponíveis para a população a partir desta segunda-feira, 19, seguindo horários e critérios específicos conforme os públicos elegíveis para cada vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que as doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas nas últimas semanas pelo município de Belém foram todas distribuídas para as salas de vacinação da cidade das Unidades Básicas de Saúde de Belém.
LEIA TAMBÉM:
Pilotos rejeitam nova proposta e greve está mantida
Auxílio Brasil: veja quem recebe hoje e nos próximos dias
Não há muitas doses de vacinas para Covid-19 disponíveis no estoque da Sesma. Em alguns pontos, em especial nos mais procurados pela população, pode haver falta de imunizantes. A Sesma ressalta que, em negociação com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), mais 9 mil doses de Pfizer Adulto e 4 mil doses de Astrazeneca estarão disponíveis à população até terça-feira, 20. Importante ressaltar é que a falta de imunizantes de uma maneira geral não afeta somente Belém, pois há escassez de imunizantes em todo o território nacional.
O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e em três faculdades: Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Fibra e Unifamaz.
A vacina é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade.
REFORÇO
Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.
A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.
Belém já aplica a quinta dose da vacina anticovid para idosos a partir de 60 anos. Este reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.
A Sesma reforça que segue normalmente com a vacinação de rotina dos calendários da criança, adolescente, gestante, adulto e idoso. Inclusive, a vacina influenza (contra gripe) segue disponibilizada na rotina a toda e qualquer pessoa, a partir dos 6 meses de idade que ainda não tenha se vacinado.
Serviço
- Documentos
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.
- Onde se vacinar
- Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda a sexta-feira, o atendimento é das 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis, exceto Pfizer Baby)
- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h
- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
- Universidades: Unama, Fibra , Unifamaz e Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar